parallax background
 

Acervo Fotográfico
Miguel Pereira



O Acervo Fotografico Miguel Pereira é uma homenagem a um grande fotógrafo da região, morto em 1998. Suas fotografias registraram grandes momentos e eventos da região, esse acervo tem como objetivo, a guarda de acervo fotografico da cidade e da Região Amazônica, através de imagens, a preservação de coleções fotográficas e arquivos audiovisuais no repositório arquivístico.

A fotografia é uma parte essencial de nosso patrimônio histórico-cultural e deve ser valorizada pelo seu valor artístico e documental. O acervo conserva os arquivos fotográficos e matérias relacionados à fotografia, buscando preservar a memória e o registro das riquezas culturais e naturais da região.

O arquivo fotográfico Miguel Pereira conta hoje com um acervo amplo e diversificado de aproximadamente 70.000 fotografias. O acervo conta com fotos datadas de 1926 até os dias atuais, das quais revelam momentos e cenários históricos como o Burgo do Itaicaúnas, a enchente de 1980, o transporte de castanha, a Serra Pelada, eventos políticos e escolares entre muitas outras. Diariamente são desempenhadas atividades de atendimento à pesquisadores e visitantes que buscam nas fotografias do arquivo mais informações acerca de variados temas de pesquisas escolares ou acadêmicas.

A fotografia é mais sensível do que a maioria dos documentos em papel. A sua preservação em meio digital, foi uma das alternativas encontradas pela FCCM para salvaguardar a sua coleção da deterioração, facilitar o acesso a pesquisa e difundir o acervo disponibilizado ao público. Atualmente contamos com um acervo de 12.220 imagens em meio digital disponível ao público.