COMPANHIA DE ARTES DA FCCM SE DESTACA EM MARABÁ E REGIÃO ATRAVÉS DAS AÇÕES REALIZADAS EM PROL DA POPULAÇÃO

A Companhia de Artes da Fundação Casa da Cultura de Marabá, desenvolve ações voltadas para a população de Marabá e região, principalmente para a comunidade escolar.

Diariamente são desenvolvidas atividades através do Programa Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura), que leva para as escolas, diversas ações recreativas que visam estimular nos alunos o gosto pela leitura através das contações de histórias e encenações teatrais realizadas pela equipe multidisciplinar, que também são desenvolvidas na FCCM quando solicitada pelas escolas, atendidas pelo Projeto “Escola vai ao Museu”.

Além do Comitê Proler, a Cia. de Artes, também abriga a Pinacoteca Municipal Pedro Morbach, responsável pela guarda e preservação das Obras de Artes dos artistas de Marabá e região. Com mais de 800 obras de Artes registradas de mais de 90 artistas, a Pinacoteca Municipal se destaca na região, devido ao seu trabalho de curadoria e formação do acervo dos artistas regionais, com predominância de obras produzidas com a técnica de nanquim (bico de pena).

As exposições itinerantes no Museu Municipal instalado na FCCM, é de responsabilidade da Companhia de Artes, que busca ilustrar mensalmente temas de relevância histórica da região, e que fica aberta para visitação da população em geração de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00, entrada gratuita.

Segundo a Presidente da FCCM, Vanda Américo, a Cia. De Artes é de fundamental importância não só para a FCCM como também para Marabá, atendendo crianças, jovens e adultos de diversas faixa etárias, através do Comitê Proler, uma equipe dedicada à atender as solicitações das escolas e demais órgãos que buscam as ações da companhia.

Para o Coordenador da companhia, que assumiu o setor no último dia 04/11, Ismael Mota, as atividades lúdicas e recreativas desenvolvidas pela equipe, visa promover o incentivo pela leitura através das ações como, contações de histórias e apresentações teatrais, ainda segundo o coordenador, a Pinacoteca que detém mais de 800 obras de artes, de diversos artistas plásticos da região sul e sudeste do Pará, que está vinculada à Companhia de Artes, dará início ao processo de curadoria e seleção das Obras que ficarão em exposição no Museu Municipal de Marabá Francisco Coelho da Silva, que tem sua previsão de inauguração no primeiro semestre de 2020. Sob a nova coordenação, a companhia de Artes, ampliará suas ações, para atender ainda mais a população de Marabá, através das exposições itinerantes, ações voltadas à Pinacoteca Municipal Pedro Morbach e atividades desenvolvidas através do Programa Nacional de Incentivo a Leitura – PROLER.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas