A expedição da Casa da Cultura chega a etapa número 6.
11 de outubro de 2018
Construção da Balsa de Buriti
11 de outubro de 2018

A Vale lançou o livro “Marabá, ontem e hoje”, uma homenagem ao município pelo seu centenário. A obra é um resgate à memória coletiva da cidade, contada a partir dos relatos de familiares dos seus primeiros habitantes. O evento de lançamento ocorreu, na sede da Fundação da Casa da Cultura (FCCM).

As memórias relatadas pelos entrevistados foram divididas em duas fases cronológicas e recheadas de fotos dos tempos idos de Marabá. De 1910 a 1950, conta a história de Marabá da primeira metade do século XX, envolvendo a formação da cidade, a atividade garimpeira, a economia da castanha e o comércio, a usina de força e luz, os arraiais, os cordões, as lendas e os “causos” de assombração, entre outros. De 1960 em diante, o livro narra o fim do ciclo da castanha, a chegada da pecuária, a Guerrilha do Araguaia, Serra Pelada e os garimpos de diamante, a grande enchente de 1980, a energia firme e a expansão da cidade para outros núcleos.

A tiragem do “Marabá, ontem e hoje” é de 3 mil exemplares. Os livros serão doados a instituições municipais e estaduais, bibliotecas públicas e escolares para que possam ser consultado pela população em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas