parallax background
 

NZ
Núcleo de Zoologia



O Núcleo de Zoologia foi criado oficialmente em 1984, com acervo formado principalmente pela coleção entomológica doada pelo biólogo e pesquisador Noé von Atzingen de sua coleção particular, contendo exemplares colecionados desde 1976.

O enriquecimento do acervo do setor, inicialmente se deu através de expedições de grupos ambientalistas coordenados por Noé von Atzingen em importantes projetos, entre eles o Projeto Jacundá e Projeto Martírios do Araguaia, obtida através de doações e por meio de intercâmbio com outras instituições.

O acervo da Coleção é composto por exemplares inteiros ou partes anatômicas de espécies dos vários grupos zoológicos como mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, insetos e outros invertebrados, bem como trabalhos de animais (ninhos, casulos, edificações, etc,..), conservados intactos, taxidermizados, em via seca ou úmida. As características de conservação variam conforme o grupo animal.

Atualmente o núcleo de Zoologia conta com 11.821 exemplares representantes da fauna amazônica, principalmente testemunhos da fauna local.

Essa coleção representa testemunho da fauna amazônica com ênfase na nossa região, permitindo estudos científicos comparativos que contribuam ao conhecimento da fauna amazônica atual – sua origem, evolução, distribuição e relação com a fauna dos demais ecossistemas da região neotropical, além de fornecer subsídios científicos a estudos e ações visando o conhecimento da biodiversidade, a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.


Contato: zoologia@casadaculturademaraba.org