FCCM firma parceria com Clube dos Desbravadores
12 de agosto de 2022
Fé e devoção marcam a 30ª Romaria Fluvial do Divino Espírito Santo
30 de agosto de 2022

No último domingo, 28, aconteceu a 12ª edição do tradicional Festival do Cari, na comunidade da Vila Espírito Santo, zona rural de Marabá, distante 7 quilômetros da zona urbana do Bairro São Félix.

Após dois anos sem ser realizado, por conta da pandemia da covid-19, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá, através da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Viação e Obras Públicas.

O festival, que começou por uma iniciativa dos moradores da vila para celebrar o cari, peixe muito presente no Rio Tocantins, virou tradição no município. No dia dedicado especialmente ao peixe, bares e restaurante da comunidade aproveitam para vender pratos deliciosos como a caldeirada.

Além de celebrar o cari, a festa é uma forma de movimentar a economia no aspecto do turismo. Pessoas de vários lugares se dirigem à comunidade do Espírito Santo para provar as delícias da culinária e se refrescar nas águas do Rio Tocantins.

“Os moradores, os pescadores da região e donos de restaurantes querem manter a cultura justamente como uma forma de preservação, uma forma de resistência e conscientização da questão do festival do Cari. É uma forma de atrair também a população para ver as belezas naturais do rio Tocantins”, afirma a presidente da FCCM, Vanda Américo, que através do Projeto Sarã promove iniciativas de ecoturismo e visibilidade de ações de preservação ao meio ambiente.

Texto: Ana Mangas

Fotos: SECOM (Paulo Sérgio Santos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas