Festival de Verão encerra com grandes shows e revela novos talentos da música
17 de julho de 2023
Serra das Andorinhas vai sediar aulas práticas da 1ª turma de Especialização em Patrimônio Espeleológico do Brasil
2 de agosto de 2023

No dia 27 de julho comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data representa a luta histórica dos trabalhadores brasileiros reivindicando melhores condições de saúde e segurança no ambiente laboral.

O marco tornou-se oficial no ano de 1972, mas ainda se fazem prementes políticas de fomento à cultura prevencionista nas organizações, com intuito de modificar atitudes, crenças, normas e práticas no trabalho, a fim de que a saúde do trabalhador se torne prioridade nas empresas.

Desde o ano de 2017 a Fundação Casa da Cultura de Marabá dispõe de um setor responsável pela saúde e integridade física de seus colaboradores, bem como a preservação do meio ambiente.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da FCCM desempenha um papel de suma importância, formando, capacitando e conscientizando os colaboradores para que o ambiente de trabalho seja mais saudável e produtivo.

“Sabemos que o processo de educar é um trabalho de “formiguinha. Porém, nos satisfaz saber que todos estão desempenhando seu papel e retornando pra casa com saúde”, afirma Edmundo Júnior, coordenador do SESMT.

Vale ressaltar que a FCCM se tornou uma referência no quesito segurança, saúde e meio ambiente dentre as grandes empresas do ramo, e para Vanda Américo, presidente da instituição, isso significa que a região, mais especificamente o município de Marabá, tem aptidão e profissionais altamente capacitados para desenvolver um trabalho de excelência.

“Estar à frente da Fundação nesse momento de crescimento e consolidação, mostrando para a região de Marabá que estamos capacitados para fazer um trabalho de excelência para qualquer empresa, nacional ou internacional é muito gratificante”.

Edmundo Júnior explica que o SESMT da FCCM realiza inspeções nos locais de trabalho, treinamentos e palestras com temas atuais. Além disso, desenvolvemos um sistema de gestão eficaz com os clientes de acordo com os requisitos legais. Atuamos com consultoria em SSMA, identificação e eliminação de situações que podem causar acidentes, entre outros, desenvolvimento de programas legais, acompanhamento técnico em campo, entre outros”, explica Edmundo.

E a meta da FCCM continua a mesma: ZERO ACIDENTES!

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas