Inclusão Digital: FCCM investe em Curso de Informática para alunos da Escola de Música
28 de agosto de 2023
Praça da Juventude realiza desfile em homenagem ao Dia da Pátria
4 de setembro de 2023

A Romaria Fluvial do Divino Espírito Santo em Marabá marca o encerramento dos festejos da divindade. Dezenove grupos (dos 20 existentes) participaram da 31ª edição da descida do Rio Itacaiunas, desde o Porto das Canoinhas, no Bairro Amapá até o porto da Colônia de Pescadores Z-30, no Bairro Santa Rosa, no último sábado, 26.

Reunindo todos os membros – foliões e devotos – dos grupos dos Divinos, o amor, a fé e a devoção estavam estampados nos rostos emocionados dos participantes.

Mais de trinta embarcações conduziram os devotos, que vestiam roupas que exaltavam a mensagem de paz, além de bandeiras vermelhas que simbolizam o sangue de Jesus na cruz.

A realização da festa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Casa da Cultura de Marabá, que lançou em 2022 um livro sobre a trajetória de todos os Divinos existentes no município, ajudando a fortalecer ainda mais a identidade cultural e religiosa de Marabá.

“Eu me criei aqui no bairro e lembro de todos os grupos e das pessoas que realizavam a festa do Divino, e para mim viver este momento é voltar à história de Marabá e a Fundação apoia e vamos trabalhar para que esta manifestação jamais acabe”, disse Vanda Américo, presidente da FCCM e devota fiel.

Vale ressaltar que durante o Giro Cultural, evento realizado pela Fundação, existe um dia totalmente dedicado para as apresentações dos Divinos, justamente para fortalecer e investir na continuidade da tradição.

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Fotos: Ramon Cabral

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas