Banda da FCCM abrilhanta festa de 110 anos de Marabá
6 de abril de 2023
“Precisamos esquecer aquele estereótipo do indígena dos antigos livros de história”, diz etnóloga da FCCM
19 de abril de 2023

Acontece nesta quinta-feira, 13, a partir das 16 horas, no Museu Municipal Francisco Coelho, a abertura da exposição “Encantos da Amazônia”, de Jonas Barros e Josean Martins. Reunindo 19 obras em uma apresentação de várias espécies da fauna e flora, e dialogando com a cultura amazônica, os artistas monstra toda a beleza e encanto, carregando histórias e vivência que, ainda hoje, marcam e resgatam as cicatrizes da memória de um povo.

A exposição faz parte da programação da Fundação Casa da Cultura de Marabá em comemoração ao aniversário de 110 anos do município.

Filho de Marabá, Jonas Barros, 45 anos, é filho de pescador e lavadeira de roupa e foi criado às margens dos Rios Itacaiunas e Tocantins.

“Sou autodidata, cresci gostando de desenho e arte. Meus primeiros trabalhos foram em meados de 1996. Acabei dando um ‘pause’ nos meus trabalhos e, em 2020 incentivado pelo meu irmão mais novo, que sempre me admirou e me apoiou, participei do Concurso Arte em Cores. E dai em diante voltei com tudo”, conta.

Jonas realiza trabalhos feitos com bico de pena e com tinta acrílica, buscando sempre contar um pouco da história e do cotidiano de Marabá através de seus quadros.

“Infelizmente a cultura da nossa região ainda não valoriza, da forma como deveria ser, o trabalho dos artistas locais. Tem mês que vendo um quadro, tem mês que não vendo nenhum”, lamenta o artista, que atualmente vem se reinventando na utilização de caneta posca e de cores mais vibrantes, utilizando de uma exclusiva tecnologia, possibilitando uma pigmentação duradoura em seus quadros.

Feliz com a oportunidade de poder expor seus quadros no Museu Francisco Coelho, Jonas agradece a presidente da FCCM, Vanda Américo, pela oportunidade, e toda a equipe do Museu pela generosidade e apoio para que tudo saia da forma correta.

“Essa é a primeira vez que estou expondo meu trabalho aqui no Museu. Estou muito feliz. Quero convidar toda a sociedade marabaense para vir conhecer meu trabalho através dessa exposição”, convida.

“Encantos da Amazônia” ficará em exposição no Salão Temporário do Museu do dia 13 de abril ao dia 13 de maio de 2023.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Foto: Evangelista Rocha

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas