Acervo de Etnologia da FCCM guarda memória do castanheiro

Escola de Música apresenta recital em homenagem às mães
11 de maio de 2022
Alunos da Praça da Juventude participam de palestra sobre assédio e transformações do corpo
11 de maio de 2022

Etnologia é a ciência que estuda – e registra – os fatos, objetos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma relação comparativa das culturas.

Mirtes Emília, coordenadora do setor de Etnologia da Fundação Casa da Cultura de Marabá, explica que a ciência pode ser considerada a junção da antropologia, da história e da sociologia. “Estudamos a parte da memória local e suas várias culturas que, com um jeito próprio de ser, como o goiano, mineiro, libanês, indígena, africano, entre outros, formou a cultura marabaense. E na FCCM temos um setor para registrar esse jeito próprio de cada grupo que foi chegando”.

 

Mariane, Viriato e Mirtes integram o setor de Etnologia da FCCM – Foto: Cristofer Bino

 

A história do povo marabaense está guardada. Além do Museu Municipal Francisco Coelho – que traz objetos e uma narrativa bem contextualizada sobre a história de Marabá – e do Salão de Exposições da FCCM que possui um grande acervo da memória da região, a Casa da Cultura possui a Reserva Técnica da Etnologia.

“Temos acervos da época da Guerrilha do Araguaia, de todos os povos indígenas da região, da casa de farinha, objetos como máquinas de fotografia e datilografia, formas de fazer adobo, entre outras coisas”, conta Mirtes, enfatizando alguns objetos utilizados pelos castanheiros, como cangalha, jacá e paneiro.

Cangalha, jacá e paneiro – objetos utilizados pelos castanheiros – Foto: Cristofer Bino

A castanha-do-pará foi um dos mais importantes ciclos econômicos da região, e a figura do castanheiro teve um papel fundamental. “por isso o ofício do castanheiro merece ser lembrado pela comunidade, como parte da memória e da história regional. Isso é trabalho da etnologia.”, fala Mirtes.

Quem possuir algum objeto antigo e que esteja em bom estado de conservação, pode entrar em contato com a FCCM, que o Núcleo de Etnologia recebe e agradece.

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Transporte de Castanha – Marabá 1926 – Autor Bastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas