Dia da Mulher: Museu Municipal tem programação especial em final de tarde repleto de música e alegria
9 de março de 2023
Clube de Mães: projeto inicia com aulas de pintura e informática
14 de março de 2023

No dia 4 de março de 2023 foi dado o pontapé inicial para as aulas do curso de Especialização em Patrimônio Espeleológico, uma parceria entre a Fundação Casa da Cultura de Marabá e a Universidade de Passo Fundo.

Essa é a primeira vez no Brasil que está sendo ofertada uma pós-graduação Lato Sensu sobre cavernas.

Com o objetivo de habilitar os estudantes para um mercado de trabalho em expansão e carente de profissionais, o curso teve uma grande procura, e além das 35 vagas ofertadas na primeira edição, uma segunda turma já está prevista para iniciar em junho de 2023.

A aula inaugural foi mediada pelos coordenadores da Especialização, Jacqueline Ahlert (UPF) e Maricélio Guimarães (FCCM).

A presidente da FCCM, Vanda Américo, deu as boas-vindas aos alunos e falou sobre a felicidade de ver a turma cheia.

“Marabá está num contexto de pesquisa nacional. A Fundação capitalizou isso para que acontecesse esse curso aqui no município. Esse curso tem uma importância muito grande porque estamos praticamente fazendo tudo, a Universidade entrou apenas com a plataforma. Nós temos um enorme banco de dados sobre as cavernas e de onde serão as aulas práticas. Estamos ficando grande. Marabá está alcançando outros níveis em relação à pesquisa de cavernas”, disse Vanda.

Foram apresentados os procedimentos de acesso à intranet, os objetivos, metodologias e as plataformas de ensino.

As aulas serão presenciais remotas, por meio do Google Meet, para o módulo teórico; e para o módulo prático, as atividades de campo serão em cavernas da região de Marabá e nos laboratórios da FCCM.

O curso tem um projeto inovador e constitui uma experiência inédita a nível nacional.  A Especialização em Patrimônio Espeleológico surge da demanda crescente por profissionais da área, observada pela FCCM, que possui o Núcleo de Espeleológia, criado em 2006,

O Núcleo presta serviços de consultoria em espeleologia, realizando trabalhos de campo e a sistematização, análise, processamento e elaboração de relatórios técnico científicos no âmbito de processos de licenciamento ambiental e, rotineiramente, se depara com a excasses de proficionais.

Na perspectiva acadêmica, o curso potencializará as pesquisas em cavernas nos mais diversos contextos de análise, estimulando os pós-graduandos à formação e ao ingresso em projetos de pesquisas voltados ao Patrimônio Espeleológico Brasileiro.

O corpo docente é formado por 19 professores de 16 instituições (FCCM, UPF, UFLA, USP, UFS, FSA, ICMBio-CECAV, IBAMA, CNP, IEC, Vale S/A, EGB, e das Empresas Carstográfica, BioEspeleo, Geo&Bio e Panorama Ambiental).

 

 

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas