Acervo de Etnologia da FCCM guarda memória do castanheiro
11 de maio de 2022
Educação Patrimonial e o trabalho de valorização da cultura de Marabá
18 de maio de 2022

Durante dois dias (6 e 11 de maio), os alunos da Praça da Juventude – projeto de extensão da Fundação Casa da Cultura de Marabá – participaram de palestras sobre “Transformações que afetam desde o sono, suor e o emocional” e assédio.

De acordo com a assistente social, Marcilene Pinheiro, foi muito importante abordar esses dois assuntos com os jovens. “Muitas vezes eles não recebem as orientações em casa. Precisamos fazer o nosso papel”.

Durante a ocasião, ela falou sobre as transformações do corpo humano; a necessidade de dormir bem; o suor excessivo, que muitas vezes vem acompanhado de forte odor; e o lado emocional.

“Orientamos com cuidados de higiene, e também sobre suas emoções. Nessa fase da adolescência eles tendem a ter muitas frustrações e corações partidos. Em alguns casos chegam a se mutilar, ter crises depressivas e até tentativa de suicídio”, fala Marcilene.

A equipe da FCCM conta a partir de agora com o auxílio do psicólogo, Carlos Eduardo Dias, que vai reforçar e dar a assistência necessária à crianças e jovens atendimentos pela Casa.

Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas