Jovens qualificados por projeto da FCCM recebem certificados
9 de junho de 2023
Equipe da Secult-PA visita FCCM e se encanta pelos projetos desenvolvidos
21 de junho de 2023

O “Arraiá do Chico”, evento tradicional realizado no Museu Municipal Francisco Coelho em alusão ao mês de festas juninas, foi realizado no último dia 16 de junho.

Iniciando no final da tarde na parte externa do MMFC, o público presente se divertiu e cantou muito com o Grupo “Pé de Moleque”. Em seguida, o coral “Em Cantos”, composto por crianças, jovens e adultos, fez uma linda apresentação no palco, montado especialmente para o evento.

As mais animadas da festa, sem dúvidas, eram as participantes do Projeto Ensinando e Aprendendo da Fundação Casa da Cultura de Marabá.

Em uma quadrilha improvisada e do estilo ‘roceira’, as senhoras abrilhantaram o Arraiá do Chico. Caracterizadas no estilo junino, algumas se vestiram de homem para ser o par de ‘suas damas’.

Para Wânia Gomes, diretora do Museu, esse é um momento muito especial, já que a festa junina faz parte da cultura do marabaense. “O Museu, sendo o guardião da cultura de Marabá, localizado aqui na Velha Marabá, nosso centro cultural, tem tudo a ver. Isso serve pra gente fortalecer nossa cultura, reunindo gerações e formando gerações”.

Encerrando a festança, as quadrilhas Gigantes do Norte e Fogo no Rabo (mirim) se apresentaram arrancando aplausos da plateia.

Com alegria e contado com a participação popular, Vanda Américo, presidente da FCCM, afirma que as festas no Museu são verdadeiros encontros.

“Festejar o mês de junho, danças, comidas típicas. Fico muito feliz com a culminância dos projetos, isso significa que cumprimos mais uma etapa. E, vale ressaltar que uma das grandes características das nossas festas é contemplar todas as faixas etárias”, disse Vanda Américo.

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas