Boi Marabazim “foge” da Sala das Lendas e faz a festa no Giro Cultural
2 de maio de 2023
Músicos da FCCM encantam marabaenses com shows históricos em frente ao Museu
3 de maio de 2023

Pela primeira vez em uma apresentação oficial, a Banda The Queens, composta exclusivamente por mulheres, fez a abertura dos shows musicais do II Giro Cultural no Museu na sexta-feira, 28 de abril.

Idealizado pela diretora do Museu Municipal Francisco Coelho, Wânia Gomes, em uma colaboração conjunta com a Fundação Casa da Cultura de Marabá, por meio da presidente Vanda Américo, o projeto da banda só de mulheres foi pensado no intuito de trazer empoderamento, mostrar o talento e a beleza musical das jovens da Escola de Música Moisés Araújo.

Vanda Américo elogiou a apresentação das meninas que levantaram o público presente na Praça Duque de Caxias, na Velha Marabá. “Elas se esforçaram, mostraram todo seus talentos. Elas não iniciaram na música agora, todas começaram desde crianças. Vê-las no palco é de uma emoção muito grande. Precisamos incentivar nossos artistas, e essa banda veio pra ficar”, disse a presidente da FCCM, ressaltando o trabalho de orientação do professor Gabriel Rocha.

Valorizando a figura feminina, o grupo é composto por 17 mulheres fortes e corajosas.

– Débora Reis começou sua caminhada musical com 12 anos na Escola de Música. Atualmente ela toca teclado, percussão, violão e clarinete.

– Amanda Vieira, uma das vocalistas do grupo, iniciou na musicalização aos 7 anos, e hoje faz parte da Banda Waldemar Henrique tocando clarinete.

– Camila Reis, também é uma das vocalistas da banda. Aos 8 anos começou a tocar falta doce, e atualmente toca percussão na Casa da Cultura.

– Thais Santos é multi instrumentista. Na música há 12 anos, toca violão, baixo, teclado, ukulelê e clarinete.

– Thessalonike Montelo toca desde os 10 anos flauta transversal, e já tem mais de 6 anos de Fundação.

– Maria Rosa estreou na musica aos 10 anos de idade tocando flauta doce. Atualmente seu principal instrumento é a flauta transversal.

– Rillary Santana é trombonista e percussionista. Além disso toca violão, percussão, bateria e teclado.

– Beatriz Sousa é a tecladista da banda The Queens. Seu primeiro contato com a música foi aos 7 anos de idade, e desde então ela só se aperfeiçoou.

– Kezia de Sousa é a guitarrista da banda e uma das vocalistas. Ela toca clarinete desde seus 12 anos e aos 14 começou a tocar violão e guitarra.

– Heloísa Cristina é uma das flautistas da banda. Ela iniciou na musicalização aos 11 anos de idade e hoje seu principal instrumento é a flauta transversal.

– Lynead Santana toca flauta doce, teclado, ukulele e percussão, sendo esse ultimo seu instrumento de maior domínio. Há 9 anos faz parte da Fundação Casa da Cultura de Marabá.

– Jhorrane Chrystie iniciou na música com 10 anos de idade.  Toca saxofone, tenor alto, soprano e barítono, guitarra, baixo elétrico e outros instrumentos percussivos. Ela é a baixista e uma das vocalistas da banda.

– Susi Lorrana é uma das flautistas e vocalistas da banda. Ela iniciou na musica com apenas 2 anos de idade, e aos 8 já estudava violino.

– Maellen Vitória é uma das saxofonistas da banda. Ela acumula em seu currículo violão, ukulele e contrabaixo.

– Evany Valente possui 16 anos de experiencia com a música e sabe tocar tamborim, surdo e violão.

– Kelma de Sousa é flautista e percussionista da banda. Iniciou na musicalização aos 9 anos de idade.

– Andreina Reis é a saxofonista da banda. Ela iniciou na música aos 11 anos e já passou pela flauta doce e clarinete.

Ainda na sexta-feira, 28, após a apresentação da The Queens, o Grupo Fé no Canto, composto pelos cantores AQNO, Lariza Ziral e Jane Martins, subiu ao palco para fechar com chave de ouro os shows do primeiro dia do evento.

O público presente lotou a Praça Duque de Caxias e aplaudiu de pé as apresentações.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Fotos: Duo Produtora

 

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas