Na manhã da última quinta-feira, 28, aconteceu a abertura da V Olímpiadas das APAEs, em Marabá. O evento, promovido pelo 6º Conselho Regional e Federação das Apaes do Estado do Pará, conta com o apoio de entidades privadas e públicas do município de Marabá.
Foto: Lúcia Brito
A Banda Waldemar Henrique, da Fundação Casa da Cultura de Marabá, foi convidada para fazer a abertura das olimpíadas, que reuniu alunos da APAE dos municípios de Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, São Geraldo do Araguaia, Tucuruí e Marabá.
Para Vanda Américo, presidente da FCCM, a gestão da APAE Marabá contribui para o sucesso das parecerias. “A instituição faz um trabalho fantástico, e a FCCM tem o compromisso de apoiar os eventos da APAE. Na medida do possível, sempre estaremos juntos. Sabemos da importância da música para os alunos. A música é muito importante, é terapia. Ela acalma e transforma”, diz Vanda, ressaltando que a Companhia de Artes, também está disponível para contribuir com a APAE.
Foto: Lúcia Brito
Com sorriso no rosto e exalando gratidão, Socorro Cavalcante, diretora da APAE Marabá, diz que acompanhar os atletas, de Marabá e região, com o mesmo nível de capacidade e habilidade é muito emocionante. “Todos estão envolvidos de forma extraordinária. Isso aqui é fantástico. Uma sensação de que vale a pena trabalhar. Estou muito feliz”.
Foto: Lúcia Brito
Durante a cerimônia, o secretário de Esportes, Thyago Ferraz, afirmou que a Prefeitura de Marabá é parceira da APAE e vai continuar incentivando eventos como esse. “Inclusive, nos próximos eventos esportivos e corridas de rua, queremos contar, cada vez mais, com a presença dos atletas da APAE”, disse.
A abertura contou com apresentações de dança dos alunos da APAE que emocionaram todos os presentes.
Foto: Lúcia Brito
Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)