II Giro Cultural começa celebrando festas do Divino e Santos Reis
1 de maio de 2023
Banda The Queens faz primeira apresentação oficial e é ovacionada no Giro Cultural
3 de maio de 2023

O segundo dia do Giro Cultural no Museu foi marcado pela alegria contagiante das Lendas Amazônicas. Boi Marabazim, o anfitrião da festa, saiu majestoso da Sala das Lendas, sendo seguido por todas as outras, como: Porca de Bobes, Matinta Pereira, Nego D´água, Boiuna, Saci, Tucunaré e agora, a mais recente lenda, Dona Orla.

Durante a apresentação na manhã do último sábado, 29, mais de mil pessoas, entre crianças e jovens que participam dos projetos da Fundação Casa da Cultura de Marabá, participaram da festa na Praça Duque de Caxias, em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho.

Para Vanda Américo, presidente da FCCM e idealizadora do Giro Cultural, esse momento de apresentação das lendas para as crianças e para a sociedade em geral é uma forma de resgatar a cultura e fortalecer a conscientização ambiental.

“Ano passado lançamos o Tucunaré, esse ano veio a Dona Orla, com uma pegada de conscientização do lixo que é jogado nos rios, em frente à nossa cidade. Queremos que crianças, jovens e adultos tenham essa consciência ambiental e educação de forma geral com a natureza, com os nossos rios. Essa é a nossa riqueza. Não podemos deixar que isso se acabe, e a Casa da Cultura, através dos seus projetos sociais, das suas atividades e do Giro Cultural, vem para fortalecer, ainda mais, essa conscientização”, fala.

Durante a festa, os cantores Zé do Boi, Jorginho Ropha, Javier di Ma-y-abá e Clauber Martins fizeram belíssimas apresentações em um palco montado na Avenida Getúlio Vargas.

Após as apresentações musicais, outro momento marcante foi registrado no Giro Cultural, o lançamento do livro infantil “A Boiuna”, do escritor Airton Souza, com ilustração do artista visual, Bino Sousa.

A obra faz parte do projeto “Nossas Lendas”, da FCCM, que tem como objetivo conscientizar, através da leitura, crianças e jovens sobre as lendas amazônicas e sua importância na história.

“Convidamos alguns escritores para participar desse projeto da Casa da Cultura. O primeiro livro lançado foi esse da Boiuna, e em breve lançaremos outros. Os livros serão distribuídos nos Núcleos de Educação Infantil e farão parte da biblioteca das escolas municipais”, garante Vanda.

A festa terminou com um arrastão em volta da Praça Duque de Caxias. A Banda Waldemar Henrique, da FCCM, e os cantores puxadores do Boi Marabazim pararam por alguns minutos o entorno da praça, que foi tomado pela alegria contagiante da batida da música, pelos brincantes e pela magia das lendas amazônicas.

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Fotos: Duo Produtora

 

 

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas