Giro Cultural: show de Nilson Chaves lota Praça Duque de Caxias
3 de maio de 2023
Reunião traça segunda etapa de pesquisa arqueológica na Vila Santa Cruz
5 de maio de 2023

O Giro Cultural no Museu, evento da Fundação Casa da Cultura de Marabá, encerrou na manhã do último domingo, 30 de abril, com o lançamento do livro e documentário sobre os 30 anos de jornalismo de Mascarenhas Carvalho da Luz, fundador do CORREIO DO TOCANTINS.

Dezenas de convidados compareceram ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Velha Marabá, para prestigiar o jornalista. Recepcionados por músicos tocando violino, os convidados logo foram encaminhados ao auditório do Museu, para assistir, em primeira mão, o documentário produzido pela Fundação Casa da Cultura em homenagem a Mascarenhas.

Bastante emocionado, o jornalista estava acompanhado da esposa, Lourdes Guido, e dos filhos Mascarenhas Júnior e Patrick Roberto. Durante sua fala, Mascarenhas agradeceu à Fundação Casa da Cultura e a Prefeitura de Marabá pela iniciativa, e ao jornalista, Ulisses Pompeu, pela tarefa de editar a obra.

“Mas, tem uma pessoa especial que merece meu agradecimento e para o qual o jornal foi feito nesses 40 anos que já lhe decorreram, o leitor. Quero realmente agradecer de todo coração cada leitor pelo prestigio e interesse pelo conteúdo do jornal. Fica aqui minha eterna gratidão a cada um que tornou o modesto Correio o jornal mais lido, mais respeitado e de vida mais longa do interior do Pará”, disse Mascarenhas, que relembrou seu sacerdócio, como costuma falar, para editar o jornal ao longo dos 30 anos.

Grato, o jornalista foi aplaudido, abraçado e parabenizado por dezenas de amigos e admiradores que compareceram ao evento.
“Me enobrece saber que tanto o livro lançado hoje, contando um pouco da minha história, como o arquivo físico do jornal Correio do Tocantins, que disponibilizarei para a Casa da Cultura, farão parte indelevelmente de futuras consultas das próximas gerações”.

Responsável pelas entrevistas e por organizar a biografia, o jornalista Ulisses Pompeu disse aos presentes que Mascarenhas Carvalho teve grande relevância em sua formação profissional e que com ele aprendeu mais do que nos bancos da faculdade. “Dos meus 27 anos de jornalismo, 17 trabalhei com ele e foram a base para a função de editor que exerço hoje. Então, aceitei de primeira o convite para escrever essa obra. Já produzi seis livros, mas esta foi a primeira biografia, um desafio enorme, tanto pelo estilo quanto pela trajetória do protagonista, Mascarenhas”, avaliou.

Para Vanda Américo, presidente da FCCM e idealizadora do Giro Cultural, a homenagem ao jornalista veio para fechar com chave de ouro a segunda edição do evento e mostra que a fundação está concentrada em fortalecer várias áreas da cultura, como música, folclore, dança, mas também a literatura.

“O Mascarenhas foi fundamental para o desenvolvimento da região através do seu trabalho à frente do Correio do Tocantins. Lembro que todo mundo esperava com muita ansiedade o jornal no domingo. As pessoas se reuniam na praça, na frente das casas para ler o jornal e comentar sobre as notícias. Mascarenhas foi persistente e não desistiu diante as dificuldades e ameaças. E agora, nada mais justo do que essa homenagem. A Casa da Cultura quer homenagear personalidades que contribuíram com a região, ainda em vida. Isso é muito legal, ver a família, os amigos e o homenageado se confraternizando, todos juntos”, parabenizou Vanda.

Durante a manhã, Mascarenhas autografou livros, reviu amigos e recebeu diversas homenagens e felicitações pela sua trajetória.
A organização do Giro Cultural recebeu os convidados com música ao vivo e um delicioso coquetel, com apoio de todos os profissionais do Museu Municipal.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas