FCCM firma parceria com o projeto Minha Escola, Meu Refúgio
15 de março de 2022
FCCM divulga Processo Seletivo Simplificado
21 de março de 2022

A área externa da Escola Municipal José Mendonça Vergolino, no Bairro Santa Rosa, foi palco de muita música, poesia e arte. Os alunos do 5º ano protagonizaram um verdadeiro show cultural declamando poemas de artistas marabaenses.

Com o objetivo de comemorar, neste dia 21 de março, o Dia Mundial da Poesia, a Fundação Casa da Cultura de Marabá, através da Companhia de Artes, celebrou a data com um “Sarau da Poesia”. A proposta do evento é incentivar as crianças, desde cedo, sobre a importância da leitura, despertando o interesse para as prosas e poesias.

O poeta marabaense, Adão de Almeida, 50 anos, participou do evento e se emocionou ao relembrar de sua história. “Eu comecei estudando no EJA (Educação de Jovens e Adultos), e quando eu estava concluindo meus estudos do fundamental, tive uma ideia de escrever um texto homenageando Marabá. Era um texto poético e meu professor na época me incentivou muito, e daí surgiu o poeta Adão Almeida”, relembra.

Com 10 obras publicadas e mais de 20 participações em antologias poéticas entre literatura infantil, cordel e poesia, Adão falou com gratidão sobre estar em uma escola falando de poesia com crianças.

“Acredito que a poesia ajuda a transformar as pessoas, e isso começa a partir do incentivo à leitura. A leitura faz o papel da gente conhecer, viajar e levar uma mensagem positiva de transformação”, diz o poeta.

Há mais de 13 anos trabalhando na rede de ensino, a professora Stefanny Cristina, que acompanhou a turma do 5º A, ressalta a alegria e importância do sarau. “É gratificante. Momentos como esse, de novidade, encantam. As meninas foram as primeiras a quererem participar. Eles perdem a vergonha, participam, pesquisam sobre as poesias. Eu gostei muito e quero que repita essa experiência aqui na escola”.

A coordenadora da Cia de Artes da FCCM, Yane Mourão, explica que eventos como esse é de fundamental importância na vida de crianças que estão na fase de descobertas. “Misturar música e poesia é um incentivo a mais para a criança ler. Além de ajudar no desenvolvimento da fala, insegurança e timidez. As crianças adoraram, participaram, se prontificaram a participar, cantaram e recitaram poesias. Foi maravilhoso”, finaliza, satisfeita.

 

Fotos/ Vídeo: Duo Produtora

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas