FCCM é referência em segurança, saúde e meio ambiente
1 de junho de 2022
Herbário contribui com a formação acadêmico-científica de estudantes universitários
8 de junho de 2022

Na manhã desta sexta-feira, 3, a equipe da Companhia de Artes da Fundação Casa da Cultura de Marabá levou teatro, quadrilha, pescaria e correio do amor aos idosos que vivem no Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues (Cipiar) em Marabá.

 

Alegria, emoção, carinho e muita música marcaram o “Arraiá do Toin”, promovido pela FCCM. “Temos uma parceria com o Cipar há muito tempo e trazer esse momento de festa para os idosos é gratificante. Fizemos um casamento na roça e eles interagiram, sorriram. Foi muito bom”, afirma Yane Mourão, coordenadora da Cia de Artes.

 

Para Vanda Américo, presidente da FCCM, promover momento de festa, levando música, teatro e arte aos idosos é fundamental. “Temos essa obrigação social de cuidar dos nossos idosos. Temos uma parceria com o Centro Integrado e, por conta da pandemia, ficamos um período sem prestar essas atividades. Mas, graças a Deus, estamos retornando com nosso trabalho. Esses idosos merecem nosso respeito e cuidado”, diz Vanda.

 

 

Grata pela festa realizada, Adriana Silveira, coordenadora do Cipiar, ressalta que muito dos idosos que vivem no Centro são nordestinos e que esse momento é de resgate à cultura deles. “O festejo junino é uma das festas mais tradicionais do Brasil, e promover esse arraial, com quadrilha e muita música foi maravilhoso. Esse apoio da Casa da Cultura fortalece os vínculos, e para os idosos essa interação é de suma importância”.

De acordo com Adriana, atualmente o Centro Integrado acolhe 18 idosos, sendo 15 homens e 3 mulheres.

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa (Cipiar), inaugurado em maio de 2018, surgiu a partir da necessidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) ter um espaço de acolhimento com profissionais qualificados para atender idosos em situação de vulnerabilidade.

Texto e fotos: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas