COMPANHIA DE ARTES DA FCCM SE DESTACA EM MARABÁ E REGIÃO ATRAVÉS DAS AÇÕES REALIZADAS EM PROL DA POPULAÇÃO

CASA DA CULTURA PARTICIPA DE RITUAL DO POVO INDÍGENA SURUÍ AIKEWARA
25 de outubro de 2019
ALDEIA AKRÃTIKATÊJÊ GANHA POÇO PARA BENEFÍCIO DO ECOTURISMO NA COMUNIDADE
19 de novembro de 2019

A Companhia de Artes da Fundação Casa da Cultura de Marabá, desenvolve ações voltadas para a população de Marabá e região, principalmente para a comunidade escolar.

Diariamente são desenvolvidas atividades através do Programa Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura), que leva para as escolas, diversas ações recreativas que visam estimular nos alunos o gosto pela leitura através das contações de histórias e encenações teatrais realizadas pela equipe multidisciplinar, que também são desenvolvidas na FCCM quando solicitada pelas escolas, atendidas pelo Projeto “Escola vai ao Museu”.

Além do Comitê Proler, a Cia. de Artes, também abriga a Pinacoteca Municipal Pedro Morbach, responsável pela guarda e preservação das Obras de Artes dos artistas de Marabá e região. Com mais de 800 obras de Artes registradas de mais de 90 artistas, a Pinacoteca Municipal se destaca na região, devido ao seu trabalho de curadoria e formação do acervo dos artistas regionais, com predominância de obras produzidas com a técnica de nanquim (bico de pena).

As exposições itinerantes no Museu Municipal instalado na FCCM, é de responsabilidade da Companhia de Artes, que busca ilustrar mensalmente temas de relevância histórica da região, e que fica aberta para visitação da população em geração de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00, entrada gratuita.

Segundo a Presidente da FCCM, Vanda Américo, a Cia. De Artes é de fundamental importância não só para a FCCM como também para Marabá, atendendo crianças, jovens e adultos de diversas faixa etárias, através do Comitê Proler, uma equipe dedicada à atender as solicitações das escolas e demais órgãos que buscam as ações da companhia.

Para o Coordenador da companhia, que assumiu o setor no último dia 04/11, Ismael Mota, as atividades lúdicas e recreativas desenvolvidas pela equipe, visa promover o incentivo pela leitura através das ações como, contações de histórias e apresentações teatrais, ainda segundo o coordenador, a Pinacoteca que detém mais de 800 obras de artes, de diversos artistas plásticos da região sul e sudeste do Pará, que está vinculada à Companhia de Artes, dará início ao processo de curadoria e seleção das Obras que ficarão em exposição no Museu Municipal de Marabá Francisco Coelho da Silva, que tem sua previsão de inauguração no primeiro semestre de 2020. Sob a nova coordenação, a companhia de Artes, ampliará suas ações, para atender ainda mais a população de Marabá, através das exposições itinerantes, ações voltadas à Pinacoteca Municipal Pedro Morbach e atividades desenvolvidas através do Programa Nacional de Incentivo a Leitura – PROLER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas