Lançamento da Revista Sumaúma encerra o I Giro Cultural
25 de abril de 2022
Praça da Juventude: mais de 800 crianças são atendidas pelo projeto de inclusão social
27 de abril de 2022

Com o objetivo de fortalecer e trabalhar com as competências socioemocionais, o corpo docente da Fundação Casa da Cultura de Marabá participou, na manhã desta segunda-feira, 25, de uma capacitação em saúde mental voltada para os transtornos da infância e adolescência.

Com o objetivo de incentivar e discutir como identificar essas emoções, os professores sugeriram o encontro devido ao aumento de transtornos em crianças e jovens.

“Os professores solicitaram esse treinamento para que pudessem ter a capacidade de identificar esses transtornos nos nossos alunos. Os mais comuns que a gente tem percebido é a crise de ansiedade e a depressão”, diz Patrícia Golveia, assistente social da FCCM.

Para fortalecer os laços entre professores e alunos, a FCCM sabe da importância de treinamentos e capacitações para melhor auxiliar as crianças e jovens. “Estamos sempre nos atualizando para que possamos atender da melhor forma nossos alunos”, diz Patrícia.

Entre bate-papo e roda de conversa, o psicólogo, Luciney Lima, responsável pela ala psicossocial do Hospital Municipal de Marabá, realizou, com os docentes da FCCM, dinâmicas para que eles pudessem aprender a identificar com mais facilidade alguns transtornos mentais.

Luciney Lima, psicólogo do HMM

“É importante identificar logo no início para que essa criança ou adolescente não sofra consequências mais agravantes no futuro. Quando mais rápido for identificado, seja no contexto da sala de aula ou no âmbito familiar, o tratamento é mais eficaz”, explica o psicólogo.

Luciney afirma que esses transtornos sempre existiram. Contudo, com a pandemia da covid-19 eles acabaram ficando mais latentes e foi um assunto que acabou sendo mais abordado. “Hoje a gente consegue identificar – e falar – de uma forma mais clara e ampla no dia-a-dia”.

Trinta e três colaboradores participaram da capacitação  promovida pelo Núcleo de Serviço Social da FCCM.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas