FCCM promove encontro entre cacique do Povo Akrãtikatêjê e consultor internacional
2 de junho de 2023
Jovens qualificados por projeto da FCCM recebem certificados
9 de junho de 2023

Desde o ano de 2007, quando o Conselho Internacional de Arquivos instituiu a data, é comemorado no dia 9 de junho o Dia Internacional dos Arquivos. A celebração ressalta que os arquivos – espalhados ao redor do mundo – são fontes de provas, construtores de identidade, e guardiões da memória e de informações orgânicas.

Detentores de uma imensa história, os arquivos desempenham um papel fundamental na preservação e acesso aos registros históricos e patrimônios culturais.

Em Marabá, o Arquivo Histórico Manoel Domingues, da Fundação Casa da Cultura, possui um amplo acervo documental histórico do município e da região. Sua difusão contribui nos estudos e pesquisas, além de auxiliar os trabalhos educacionais de escolas e estudantes de graduação, pós graduação, mestrado e doutorado.

Reinaugurado no dia 14 de abril de 2022, em alusão ao aniversário de 109 de Marabá, o arquivo possui milhares de documentos raros, fotos, discos, objetos, cartas, mapas e coleções.

Dispondo de uma mesa digital touch screen, o visitante pode experienciar a facilidade do acesso aos documentos, já que grande parte do acervo está digitalizado.

“Os escritos e manuscritos contam a história de toda a região e, atualmente, a Fundação é a única que mantém todo esse acervo. É uma obrigação do poder público guardar isso com todo cuidado e criar um espaço para que as pessoas possam pesquisar com mais facilidade. Construímos um espaço acolhedor e moderno. A mesa digital facilita o acesso. Temos preciosidades do Cine Marrocos, por exemplo. Então, não é um espaço para pesquisadores,  é um espaço para a população e, desde que reinauguramos esse espaço, ele tem sido visitado diariamente por estudantes e pesquisadores que usufruem deste espaço de uma riqueza imensurável”, ressalta a presidente da FCCM, Vanda Américo.

O Arquivo Histórico de Marabá é permanente e é composto por documentos de caráter histórico ou probatório, que devem ser preservados independentemente do tempo, da procura ou do uso.

Relevância de quem guarda a história

O Arquivo Histórico Manoel Domingues se configura como um “lugar de memória”, tendo como finalidade o valor de preservar a materialidade de processos históricos da cidade e da região.

Para a historiadora Lara Luz, o arquivo tem relação com o poder da consolidação da identidade individual e coletiva. “Isso envolve o simbolismo e significado que se dá à presença física da memória. Assim, é um local de representação do passado de determinado grupo, comunidade ou sociedade”, explica, ressaltando o orgulho que tem em contribuir na construção do conhecimento e na preservação de informações.

O Arquivo Manoel Domingues fica localizado na Fundação Casa da Cultura de Marabá, na Folha 31, no Núcleo Nova Marabá, e fica aberto de segunda à sexta, das 8h às 16h.

Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas