V Colônia de Férias recebe 450 crianças durante cinco dias
7 de julho de 2023
Jornalista marabaense lança livro no Museu Municipal Francisco Coelho
17 de julho de 2023

Com o objetivo de transformar uma área degradada pela utilização indevida do homem, o Ministério Público do Estado do Pará em parceria com a Fundação Casa da Cultura de Marabá iniciou na manhã desta terça-feira, 11, a primeira etapa do Projeto Pirucaba com o plantio de aproximadamente 150 mudas para que inicie a implantação de um parque municipal urbano, o Parque Pirucaba.

Localizado no ‘coração da cidade’, entre os núcleos Nova Marabá, Cidade Nova e Velha Marabá, a área fica embaixo da Ponte do Rio Itacaiunas.

“Todo parque começou assim, plantando de um a um. Todos nós temos que cuidar disso. Todos nós temos a responsabilidade de melhorar esse planeta. Nós estamos na Amazônia. Se nós nos empenharmos, envolvermos cada vez mais pessoas, em poucos anos vamos ter o orgulho e a satisfação de passar aqui e falar ‘eu participei da implantação do parque ambiental’. Vamos plantar, essa é a tônica do mundo. Nós estamos na Amazônia e essa é nossa obrigação”, disse Vanda Américo, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, que estava acompanhada de servidores e estagiários da instituição.

Além da FCCM, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá e suas secretarias, Ibama, Defesa Civil, Ministério Público Federal e universidades.

De acordo com a promotora de Justiça, Josélia Leontina Barros Lopes, a ideia surgiu em 2007, e desde então ela vem lutando para que a área pudesse ser transformada.

“Quando vim aqui pela primeira vez vi o potencial desse lugar. Marabá, apesar de ser uma cidade da Amazônia não possui um parque urbano, não tem nenhuma área de lazer aberta ao público dentro da cidade, e a gente conseguiu vislumbrar um lugar, no coração da cidade, e que seria possível agregar o desenvolvimento com o meio ambiente”, afirma a promotora.

Dentre os diversos parceiros, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Agricultura estão trabalhando há dias na abertura das trilhas e cavando os buracos para que as mudas pudessem ser plantadas.

Além disso, agentes de conservação ambiental que atuam no Gari dos Rios estão auxiliando na limpeza da área.

“Todo parque começou assim, plantando de um a um. Todos nós temos que cuidar disso. Temos a responsabilidade de melhorar esse planeta. Nós estamos na Amazônia. A promotora está de parabéns pela luta que travou”, elogia Vanda América.

Para a titular do órgão ministerial, a experiência de participar dessa fase é de suma importância e o legado que será deixado para as próximas gerações ficará marcado na história.

“Essa é uma experiência pra vida inteira. Já imaginou participar da transformação de uma área degradada para um parque? Isso aqui foi conquistado e lutado. Só tenho a agradecer pela parceria da Fundação. A Vanda é assim, a gente diz que tem um sonho e ela faz acontecer. Sabe executar como ninguém qualquer tarefa. E vamos seguir que ainda temos muito trabalho pela frente”, finaliza Josélia.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas