FCCM e UPF firmam parceria para Especialização em Patrimônio Espeleológico

FCCM realiza pesquisas arqueológicas em Parauapebas
27 de setembro de 2022
Alunos de Karatê da Praça da Juventude participam de cerimônia de troca de faixa
6 de outubro de 2022

Com o objetivo de formar profissionais capazes de atuar nas atividades relacionadas ao estudo de cavernas, como: geoespeleologia, hidrologia do carste, ecologia subterrânea, bioespeleologia, paleontologia, arqueologia, educação ambiental, espeleoturismos, entre outros, a Fundação Casa da Cultura de Marabá e a Universidade de Passo Fundo (RS) firmam nova parceria. Desta vez, será a Especialização em Patrimônio Espeleológico.

Com uma vasta área de atuação, o profissional formado poderá gerenciar projetos, relatórios de pesquisa, prospecção de campo, laudos e pareceres espeleológicos, processos de licenciamento ambiental que envolvam levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre o patrimônio espeleológico.


A crescente demanda por profissionais capacitados voltados para a área de espeleologia foi um dos principais fatores para que a FCCM pudesse corroborar com mais esse projeto educacional para a região.

“O núcleo de Espeleologia da Casa da Cultura tem uma demanda constante de profissionais para a prestação de serviços de consultoria no campo e na sistematização, análises, processamento e elaboração de relatórios técnico-científico no âmbito de licenciamento ambiental espeleológico. Estamos muito felizes em poder trazer essa especialização para Marabá”, diz Vanda Américo, presidente da FCCM.

Essa é a segunda parceria firmada com a UPF que atua desde 1998 na área de concentração de história, região e fronteiras, além de ter excelência na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento.

“Queremos que seja mais uma oportunidade de potencializar a produção de conhecimento sobre o patrimônio espeleológico. Que dessa especialização saiam profissionais habilitados para trabalhar em qualquer região do país”, finaliza Vanda.

Aproximadamente três mil cavernas foram descobertas e pesquisadas pela FCCM, representando cerca de 10% das 22.846 cavidades conhecidas no Brasil. A Fundação é reconhecida nacionalmente pela grande contribuição ao Patrimônio Espeleológico Brasileiro, sendo referência na descoberta e exploração de caverna, principalmente na região Norte.

Informações:
Período de matrículas – 01/12/2022 a 01/02/2023
Período do curso (13 meses) – 03/03/2023 a 12/03/2024

Número de vagas: 35
Carga horária: 360 horas

Investimento:
Matrícula – R$ 94,30
Mensalidade (13 parcelas) – R$ 310,50

Contato:
Jacqueline Ahlert – (54) 98135-1538 / ahlert@upf.br
Maricélio Guimarães – (61) 98210-1049 / mmgbat@hotmail.comn

 

 

Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas