Geólogo que descobriu a mina de Carajás visita Museu Francisco Coelho
2 de outubro de 2023
Círio 2023: Coral da FCCM presta homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e emociona fiéis
16 de outubro de 2023

A música possui um poder transformador sendo capaz de mudar o rumo de crianças, jovens e adultos que, por muitas vezes, pela falta de oportunidade – ou por não se sentirem capazes de alcançar algo melhor – acabam trilhando outros caminhos.

Colocando em prática o real sentido da expressão “inclusão social”, a Fundação Casa da Cultura de Marabá, por meio da Escola de Música Moisés Araújo, possui atualmente mais de 2.300 alunos matriculados em aulas de música, tanto na sede como nas treze extensões espalhadas nos quatro cantos da cidade.

Para Vanda Américo, presidente da FCCM, a transformação e inclusão social impacta grandemente o desenvolvimento das crianças e jovens, principalmente em sala de aula.

“Em todas as escolas que o projeto Música em Todo Canto atua, a gente percebe essa melhora na aprendizagem, na concentração, na organização. É importante que essas crianças, no contra turno das aulas, possam ter a oportunidade de um aprendizado extracurricular. E a música desenvolve diversas habilidades, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e educação do Brasil”.

A presidente sabe da importância da educação, por isso não mede esforços para que cada vez mais crianças e jovens possam participar ativamente dos projetos sociais desenvolvidos pela instituição.

Vanda Américo ressalta que todo conhecimento deve ser visto como patrimônio cultural e, em um país extremamente desigual e ao mesmo tempo criativo e com uma raiz musical inigualável, a mudança pode – e deve – ser feita através da música.

Atualmente a sede da Escola de Música possui 968 alunos matriculados. Já nas extensões (13 no total) 1.409 alunos estão tendo a oportunidade de aprender a tocar um instrumento musical e, quem sabe, transformar suas vidas para sempre através da musicalização.

Texto e Fotos: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas