Núcleo de Espeleologia faz visita técnica na área do Ferricretes do Araguaia
10 de março de 2022
Cia de Artes comemora Dia Mundial da Poesia com sarau na EMEF José Mendonça Vergolino
21 de março de 2022

Renata Guerreiro, Vanda Américo, Marilza Leite, Fábio Rogério Gomes e Arley Oliveira - Foto: Divulgação

Com o apoio da Fundação Casa da Cultura de Marabá e da Secretaria Municipal de Educação, o projeto Minha Escola, Meu Refúgio está prestes a ser executado em Marabá. Com o objetivo de envolver a comunidade escolar e familiar na identificação dos sinais de violência sexual, a ação é uma forma de orientação e conscientização na luta contra o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Renata Guerreiro Milhomem de Souza, juíza titular da 1ª Vara Criminal de Marabá, é quem pretende executar o projeto no município.

Serão realizadas palestras informativas com a distribuição de materiais sobre a prevenção e o combate à violência praticada contra os menores. “Queremos unir professores, coordenadores pedagógicos, diretores e a comunidade familiar para fortalecer a rede de proteção. Também serão realizadas atividades lúdicas com as crianças e adolescentes para abordar esse tema com muito cuidado”, observa a magistrada. Com o apoio jurídico, psicológico e pedagógico, a juíza Renata Guerreiro ressalta a importância na hora de identificar, ouvir e agir diante da suspeita de violência contra crianças e adolescentes.

“Não existe nenhuma limitação de faixa etária, porque as estatísticas demonstram que a violência atinge as crianças indiscriminadamente, seja de idade inicial ou adolescente. Então, nesse primeiro momento a nossa ideia é começar por uma escola piloto, onde vamos realizar o trabalho pedagógico, jurídico e social dessa construção de conhecimento em torno do assunto, trazendo o corpo escolar, pais e responsáveis”, explica ela.

Inicialmente, as atividades contarão com o apoio de psicólogas e assistentes sociais da FCCM, que posteriormente ganharão suporte da equipe de teatro e musicalização da Fundação, trabalhando o assunto de forma lúdica com as crianças.

“Projetos como esse são relevantes para o momento em que vivemos, onde o índice de abusos contra crianças e adolescentes é muito alto. A Renata é juíza da Vara Criminal e sabe das estatísticas. A Fundação Casa da Cultura vai entrar com o apoio da Companhia de Artes, com uma contribuição mais lúdica e ficamos muito felizes de participar do Minha Escola, Meu Refúgio”, ressalta Vanda Américo, presidente da FCCM.

Trabalhando no campo da prevenção, Vanda afirma que o projeto é fundamental para esclarecer as crianças desde pequena. “Quanto mais cedo a informação chega, mais esclarecido o cidadão fica. Vamos começar com um projeto piloto, colocando inicialmente em uma escola, e depois vamos para as outras. Estou muito feliz em abraçar essa causa”, relata.

A reunião para definir estratégias para implantação do projeto ocorreu na manhã desta segunda-feira, 14, no Gabinete da secretária municipal de Educação, Marilza Leite, com a participação dos diretores de ensino Urbano e do Campo da SEMED, Fábio Rogério Gomes e Arley Oliveira. “Estendemos as mãos para todo tipo de contribuição. E os membros da justiça têm conhecimento técnico para nos ajudar a orientar nossos alunos”, reconhece Marilza Leite.

 

(ASCOM/FCCM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas