FCCM: inscrições para a Especialização em Cultura Material e Arqueologia iniciam em fevereiro

Marabá: grupo de trabalho da Lei Paulo Gustavo define lançamento dos editais
17 de janeiro de 2024
Escola de Música: matrículas abertas
22 de janeiro de 2024

No período de 5 a 26 de fevereiro acontecem as inscrições para a segunda turma, em Marabá, da Especialização em Cultura Material e Arqueologia que é ministrada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação Casa da Cultura de Marabá.

O curso tem o objetivo de oferecer a formação teórico-prática no campo da arqueologia e da análise, resgate, salvamento e conservação de sítios arqueológicos e acervos de cultura material. Além disso, os profissionais terão competências básicas para o desenvolvimento de pesquisas arqueológicas de campo.

Para o alemão, professor e um dos pesquisadores de maior renome na área, Klaus Hilbert, as aulas trarão um novo olhar para a região.

“O arqueólogo através de suas habilidades, teorias e práticas, consegue recuperar o passado e trazer as informações para o presente. Fazemos essa conexão de presente e passado para entender melhor onde a gente vive hoje em dia. Essa região tem pouca pesquisa científica. Temos muitos arqueólogos que trabalham aqui, que se interessam pela arqueologia. Mas, uma abordagem que aborda a ciência e a educação, isso é muito importante. E esse curso vai mostrar como que se faz isso”, fala o professor.

As aulas práticas acontecerão em julho de 2024 na Vila Santa Cruz, dentro do Parque Nacional da Serra dos Martírios/Andorinhas, no município de São Geraldo do Araguaia. Sendo uma região de diversas cachoeiras e cavernas com um vasto acervo arqueológico.

“A região de Carajás é muito rica e essa iniciativa é para que possa existir uma literatura sobre o tema para as gerações futuras. O objetivo da Fundação é justamente deixar esse produto e não ficar só como uma região de exploração. Vamos conhecer a história e a região de Carajás”, disse Vanda Américo, presidente da FCCM.

O curso é latu sensu, então, qualquer pessoa com graduação (em áreas diversas) pode se inscrever.

Para mais informações basta enviar um email para ahlert@upf.br ou pelo telefone (54) 98135-1538.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas