FCCM realiza especialização em cultura material e arqueologia

Ação do Projeto Reviver é realizada na Aldeia Payaré Akrãtikatêjê
3 de novembro de 2021
Equipe de Espeleologia finaliza as ações de campo do ano 2021 e comemoram pelos relevantes serviços realizados e preparados para 2022.
21 de dezembro de 2021

A Especialização insere-se no amplo processo de implantação dos estudos de Cultura Material e Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em História, através do Núcleo de Pré−História e Arqueologia, articulado com a Graduação em História e com os grupos de pesquisa em Patrimônio. Nessa perspectiva foram realizados os movimentos de formação do NuPHA, cursos de habilitação laboratorial em acervos líticos e cerâmicos, estudo dos potenciais arqueológicos da região de abrangência da universidade, atividades de educação patrimonial e, por fim, a instalação do LACUMA − Laboratório de Cultura Material e Arqueologia. O NuPHA e o LACUMA estão em plena atividade, com diversos contratos de endossos arqueológicos, com supervisão acadêmica e responsabilidade de guarda dos materiais de prospecção de campo, responsabilizando−se pela higienização, catalogação e estudos das peças. Na perspectiva acadêmica, o curso de Especialização potencializa os núcleos e pesquisas em Patrimônio Cultural, estimula os graduandos à formação e ao ingresso em projetos de pesquisas dos professores da linha de Cultura e Patrimônio, do Pós−Graduação em História, além de mediar saberes aprofundados entre a Graduação e o Mestrado e Doutorado em História. Atrativamente, este curso de especialização habilita os egressos para um mercado de trabalho em expansão e carente de profissionais.

O atual cenário social e econômico brasileiro têm exigido investimentos públicos e privados em obras de engenharia (infraestrutura, logística, habitação, geração de energia, entre outros), demandando a realização de processos de licenciamento ambiental, cujos estudos também englobam levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre o patrimônio arqueológico. Diante deste contexto, observa−se uma demanda crescente por profissionais com conhecimentos e competências voltadas à Cultural Material e Arqueologia, de forma a atender a necessidade de mercado nas áreas referentes. Bem como, capacitando a gerenciar projetos, relatórios de pesquisa, prospecção de campo, curadoria dos acervos, laudos patrimoniais e equipes multidisciplinares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas