FCCM capacita servidores para padronizar e sistematizar Reserva Técnica de Arqueologia
18 de outubro de 2022
Vinte anos depois professor de música volta à FCCM e fica encantado
25 de outubro de 2022

Fiama Rodrigues e Rafaela Cardoso, ambas alunas do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), organizaram uma exposição artística de desenhos feitos em folhas de plantas pelo artista plástico Walney Oliveira.

O projeto faz parte do processo de pesquisa e curadoria que integra a disciplina de Estágio e Mediação Cultural. “O processo do nanquim amazônico é muito forte no histórico artístico marabaense, e o Walney faz um reforço maior utilizando as folhas como suporte do nanquim”, diz Rafaela.

Para as alunas, fazer a exposição e mostrar ao público o trabalho do artista é valorizar o trabalho local. “O preparo que ele faz dessas folhas é muito interessante. O processo é de secagem, prensagem e depois ele faz a pintura. A mostra traz um recurso didático”, explica Rafaela.

Rafaela e Fiama são as curadoras da exposição

A exposição é resultado de um processo de curadoria e pesquisa que foi realizado pelas alunas. “A gente chega em um espaço cultural, com um plano de ação, trazendo o acervo que a gente encontra. E através de uma conexão mais sensível a gente trás pra fazer uma leitura, transformando em um material didático”, detalha Fiama.

Walney Oliveira, esteve na abertura do evento, nesta segunda-feira, 24, e falou que está muito feliz com esse projeto das alunas.
“Comecei por acaso, em 1998, quando trabalhava na Pinacoteca da Casa da Cultura de Marabá. Coletei uma folha e por acaso comecei a desenhar e fazer o nanquim. Fui elogiado, comecei a aprender, estudar sobre as folhas e secagem. Fui aprendendo tudo na prática”, diz o artista, que já teve seu trabalho exposto em várias capitais do Brasil e em outros países.

Walney Oliveira, artista plástico

A exposição está acontecendo no Salão de Exposições da Fundação Casa da Cultura de Marabá e vai até o dia 4 de novembro, no horário de 8h às 14h, de segunda a sexta.

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Fotos: Evangelista Rocha

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas