Giro Cultural: multidão se reúne em frente ao Museu para shows de Ruanna Ly e Fruto Sensual
29 de abril de 2024
Cantora paraense Liah Soares celebra 20 anos de carreira no III Giro Cultural no Museu
30 de abril de 2024

“É desse jeitinho é o Marabazim…” o refrão da composição de Jorginho Ropha, caiu na graça de crianças a adultos e, na manhã de sábado, 27, foi dificil encontrar alguém que não estava cantarolando os versos fáceis dessa canção.

No segundo dia de Giro Cultural, o Boi Marabazim e as lendas amazônicas saíram de dentro do Museu Municipal Francisco Coelho para um verdadeiro desfile na Praça Duque de Caxias. Acompanhadas da Banda da Fundação Casa da Cultura de Marabá, que embalou as batidas dos tambores e o ritmo da canção, o público foi tomado pela magia das lendas.

Participando como convidado especial, o Boi Flor do Campo integrou a apresentação do Giro Cultural que contou com a participação de mais de 400 crianças dos projetos de extensão da FCCM.

A manhã deste sábado, 27 de abril, foi uma verdadeira ode à cultura popular de Marabá com a programação do segundo dia do 3º Giro Cultural do município, promovido pela Fundação Casa da Cultura (FCCM), com apoio da Fundação Cultural do Pará, em nte ao Museu Francisco Coelho, na Marabá Pioneira. Embalando o público com canções populares, as Bandas de Fanfarra da FCCM animaram o público. Logo, em seguida, fortalecendo a tradição dos bois-bumbás, o Boi Marabazim arrastou os brincantes pelas ruas do núcleo pioneiro, empolgando por onde passava.

Para a presidente da FCCM, o Giro Cultural já nasceu grande. “O evento só veio fortalecer, ainda mais, nossas raízes culturais, manifestações, diversidades e expressões culturais”, disse Wânia Gomes.

Além do Boi Marabazim estavam por lá, a porca de bobes, pé de garrafa, nego d´água, saci Pererê, dona Orla, mulher de branco e matinta pereira.

Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas