II Giro Cultural começa celebrando festas do Divino e Santos Reis

II Giro Cultural no Museu vai movimentar Marabá por três dias
24 de abril de 2023
Boi Marabazim “foge” da Sala das Lendas e faz a festa no Giro Cultural
2 de maio de 2023

Começou na manhã de sexta-feira, 28 de abril, o II Giro Cultural no Museu, evento promovido pela Fundação Casa da Cultura de Marabá, que acontece na Praça Duque de Caxias, na Velha Marabá, e tem o objetivo de promover e fortalecer os movimentos culturais da região.

O pontapé inicial da festa foi dado pelos vinte Divinos e dois Santos Reis da cidade. Acompanhados da Banda Waldemar Henrique, da FCCM, músicos e integrantes das divindades e reisadas se uniram para fazer uma linda festa.

Segundo Vanda Américo, presidente da FCCM e idealizadora do Giro Cultural, a presença dos Divinos e Santos Reis no evento é relevante por se tratar de uma festa cultural, religiosa e totalmente popular.

Vanda Américo ressalta a importância do resgate da cultura tradicional com divindades e Santos Reis

“Reunimos vinte Divinos e dois Santos Reis, das irmãs Barbosa e da Zenith Rocha. A Casa da Cultura tem esse compromisso de cultivar e fortalecer a cultura, para que as gerações futuras conheçam a história de Marabá de forma verdadeira, sem vergonha de cantar uma divindade ou uma reisada, que muito nos engrandece a fé”, disse.

Após as apresentações, Divinos, Santos Reis, músicos e toda a comunidade presente fizeram um arrastão pela Avenida Getúlio Vargas, fazendo o retorno na Rua 7 de Junho. O encerramento aconteceu em frente à Escola Municipal José Mendonça Vergolino, por volta das 10 horas da manhã.

Para Vanda, esse momento foi de nostalgia e memória afetiva. “Me arrepiei em vários momentos. Essa festa faz parte da minha história e da minha infância, assim como faz parte da vida de tantos marabaenses. Foi lindo de ver crianças e jovens aprendendo a respeitar e cultuar esse movimento religioso e cultural”, se emociona a presidente da FCCM.

Participando pela primeira vez da festa, Lila Lopes, uma das organizadoras da Folia de Reis em Marabá, agradeceu o convite da Casa da Cultura para participar do Giro Cultural.

“Nós festejamos todos os anos no dia 6 de janeiro. Agora temos mais esse evento para comemorar e fazer nossa festa. Agradecemos esse momento lindo da Casa da Cultura e do Museu e estamos todos felizes em participar e mostrar nossa força. Ano que vem estaremos aqui novamente se Deus quiser”, garante Lila.

Abrilhantando o evento pelo segundo ano consecutivo, a presidente da Associação dos Divinos de Marabá, Maria Luiza Kluck, acredita que o evento fortaleceu, ainda mais, a cultura no município. “Ano passado éramos dezessete, esse ano somos vinte Divinos. Essa participação é maravilhosa. Nós temos a honra de sermos convidados para estar nessa festa tão linda da nossa cultura. O Divino Espírito Santo em Marabá tem uma cultura muito forte, temos muitos devotos. É uma cultura religiosa e esse momento é de valorização”.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

 

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas