“Precisamos esquecer aquele estereótipo do indígena dos antigos livros de história”, diz etnóloga da FCCM
19 de abril de 2023
II Giro Cultural começa celebrando festas do Divino e Santos Reis
1 de maio de 2023

Com o objetivo de resgatar elementos importantes da cultura popular e mostrar às crianças e jovens o valor da história de Marabá, a Fundação Casa da Cultura de Marabá promove, pelo segundo ano consecutivo, em alusão ao aniversário da cidade, o Giro Cultural no Museu.

Segundo Vanda Américo, presidente da FCCM e idealizadora do evento, é preciso mostrar – e apresentar – a cultura marabaense aos mais novos.
“Um povo sem cultura é um povo sem história. Nós estamos fazendo história. Durante o Giro Cultural valorizamos a festa da divindade. Ano passado foi só o Divino, esse ano entrará o Santo Reis. Vamos lançar um livro infantil e um livro e documentário sobre a vida do jornalista Mascarenhas Carvalho. Nós reconhecemos sua história e precisamos homenagear essas pessoas, ainda em vida, que tanto contribuíram com o desenvolvimento da região. Teremos o Boi Marabazim deslumbrante junto com todas as lendas amazônicas em uma festa linda para as crianças”, conta Vanda.


Em sua segunda edição, o Giro Cultural conta com uma novidade a mais. Este ano, além das apresentações durante o dia, na sexta e no sábado (28 e 29) shows gratuitos serão oferecidos à sociedade.

“Além dos grupos musicais da Fundação, teremos o show do Grupo Fé no Canto, com AQNO, Lariza e Jane, e no sábado, o grande mestre Nilson Chaves. Prestigie o evento, prestigie a cultura da nossa cidade, nossos músicos, nossos artistas. Vamos fazer história”, convida Vanda Américo.

A tradição do festejo do Divino está entrelaçada com a história de Marabá. Segundo os foliões mais antigos, as primeiras coroas – símbolo maior da divindade – desembarcaram no município no início do século passado, vindo de regiões do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

De acordo com os relatos, era comum ver nas ruas de Marabá as pessoas acompanhando as peregrinações do Divino, que visitavam casa por casa. Essa, inclusive, é uma das tradições que praticamente desapareceu.


“É um momento de muita emoção. A gente convive com essa tradição a vida toda. A Vanda Américo conhece a história do nosso município e, quando lembrou da minha avó, não me contive. A cultura religiosa une as famílias”, diz emocionado Ademar Gomes Dias, presidente de honra da Associação do Divino Espírito Santo de Marabá. (Ana Mangas)

Programação:

Sexta-feira – 28/04
8h30: Apresentação Divino e Santo Reis
19h30: Show com a Banda The Queens (FCCM) e Grupo Fé no Canto (AQNO, Lariza e Jane)

Sábado – 29/04
8h30: Apresentação do Boi Marabazim e das Lendas Amazônicas
Participação dos cantores: Zé do Boi, Clauber Martins, Jorginho Ropha e Javier di Ma-y-abá
Lançamento do livro infantil: A Boiuna – Airton Sousa
19h30: Show com o Grupo Cabelo Seco, Grupo Kukradjá e Nilson Chaves

Domingo – 30/04
8h30: Lançamento do documentário e livro do jornalista Mascarenhas Carvalho

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas