II Giro Cultural no Museu vai movimentar Marabá por três dias

“Precisamos esquecer aquele estereótipo do indígena dos antigos livros de história”, diz etnóloga da FCCM
19 de abril de 2023
II Giro Cultural começa celebrando festas do Divino e Santos Reis
1 de maio de 2023

Com o objetivo de resgatar elementos importantes da cultura popular e mostrar às crianças e jovens o valor da história de Marabá, a Fundação Casa da Cultura de Marabá promove, pelo segundo ano consecutivo, em alusão ao aniversário da cidade, o Giro Cultural no Museu.

Segundo Vanda Américo, presidente da FCCM e idealizadora do evento, é preciso mostrar – e apresentar – a cultura marabaense aos mais novos.
“Um povo sem cultura é um povo sem história. Nós estamos fazendo história. Durante o Giro Cultural valorizamos a festa da divindade. Ano passado foi só o Divino, esse ano entrará o Santo Reis. Vamos lançar um livro infantil e um livro e documentário sobre a vida do jornalista Mascarenhas Carvalho. Nós reconhecemos sua história e precisamos homenagear essas pessoas, ainda em vida, que tanto contribuíram com o desenvolvimento da região. Teremos o Boi Marabazim deslumbrante junto com todas as lendas amazônicas em uma festa linda para as crianças”, conta Vanda.


Em sua segunda edição, o Giro Cultural conta com uma novidade a mais. Este ano, além das apresentações durante o dia, na sexta e no sábado (28 e 29) shows gratuitos serão oferecidos à sociedade.

“Além dos grupos musicais da Fundação, teremos o show do Grupo Fé no Canto, com AQNO, Lariza e Jane, e no sábado, o grande mestre Nilson Chaves. Prestigie o evento, prestigie a cultura da nossa cidade, nossos músicos, nossos artistas. Vamos fazer história”, convida Vanda Américo.

A tradição do festejo do Divino está entrelaçada com a história de Marabá. Segundo os foliões mais antigos, as primeiras coroas – símbolo maior da divindade – desembarcaram no município no início do século passado, vindo de regiões do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

De acordo com os relatos, era comum ver nas ruas de Marabá as pessoas acompanhando as peregrinações do Divino, que visitavam casa por casa. Essa, inclusive, é uma das tradições que praticamente desapareceu.


“É um momento de muita emoção. A gente convive com essa tradição a vida toda. A Vanda Américo conhece a história do nosso município e, quando lembrou da minha avó, não me contive. A cultura religiosa une as famílias”, diz emocionado Ademar Gomes Dias, presidente de honra da Associação do Divino Espírito Santo de Marabá. (Ana Mangas)

Programação:

Sexta-feira – 28/04
8h30: Apresentação Divino e Santo Reis
19h30: Show com a Banda The Queens (FCCM) e Grupo Fé no Canto (AQNO, Lariza e Jane)

Sábado – 29/04
8h30: Apresentação do Boi Marabazim e das Lendas Amazônicas
Participação dos cantores: Zé do Boi, Clauber Martins, Jorginho Ropha e Javier di Ma-y-abá
Lançamento do livro infantil: A Boiuna – Airton Sousa
19h30: Show com o Grupo Cabelo Seco, Grupo Kukradjá e Nilson Chaves

Domingo – 30/04
8h30: Lançamento do documentário e livro do jornalista Mascarenhas Carvalho

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas