Casinha da Fundação: escrevendo novas histórias no aniversário de Marabá
8 de abril de 2024
FCCM divulga o resultado provisório dos aprovados no PSS 001/2024
19 de abril de 2024

Resgatar elementos importantes da cultura popular e mostrar às crianças e jovens o valor da história de Marabá é um dos objetivos da Fundação Casa da Cultura que promove, pelo terceiro ano consecutivo, o Giro Cultural no Museu em alusão ao aniversário da cidade.

Em sua terceira edição, o Giro Cultural, que inicia no dia 26 de abril, vai contar com shows gratuitos da Banda Fruto Sensual e da cantora Liah Soares, nascida em São João do Araguaia.

Além das apresentações durante o dia – na sexta e no sábado (26 e 27) –  dos Divinos e Santo Reis, Boi Marabazim e Lendas Amazônicas, no domingo, 28, será feito o lançamento do livro “O Tucunaré”, da escritora Eliane Soares, e do documentário “Serra das Andorinhas”, produzido pela FCCM durante pesquisa arqueológica feita na Vila Santa Cruz, no município de São Geraldo do Araguaia.

“Além dos shows de grande renome, teremos o show da Orquestra Popular Marabá, composta por alunos e bolsistas da Fundação, que irão apresentar um grande espetáculo de cordas. Prestigie o evento, prestigie a cultura da nossa cidade, nossos músicos, nossos artistas. Vamos fazer história mais uma vez”, convida Wânia Gomes, presidente da FCCM.

O primeiro dia do Giro Cultural é marcado pela tradição do festejo do Divino Espírito Santo que está entrelaçada com a história de Marabá. Segundo os foliões mais antigos, as primeiras coroas – símbolo maior da divindade – desembarcaram no município no início do século passado, vindo de regiões do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

De acordo com os relatos, era comum ver nas ruas de Marabá as pessoas acompanhando as peregrinações do Divino, que visitavam casa por casa. Essa, inclusive, é uma das tradições que praticamente desapareceu.

Outra tradição é o Santo Reis, que está sendo fortalecido pelo evento.

No segundo dia, no período da manhã, as crianças que compõe os projetos da FCCM vivem uma festa de forma lúdica e animada, com a presença do Boi Marabazim e das Lendas Amazônicas que saem de dentro do Museu Municipal Francisco Coelho e fazem a festa na Praça Duque de Caxias.

O papel da FCCM é atuar diretamente na cultura e na história da cidade, promovendo eventos e contribuindo para o desenvolvimento e o fortalecimento do povo.

(Ana Mangas)

 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – 26 de abril
9h
Apresentações do Divino Espírito Santo e Santo Reis
Corejo pelas ruas da Velha Marabá

19h – Shows
Ruanna Ly
Fruto Sensual

Sábado – 27 de abril
9h
Apresentações do Boi Marabazim e Lendas Amazônicas
Arrastão pelas ruas da Velha Marabá
Participação dos alunos dos projetos da FCCM

19h – Shows
The Queens
Orquestra Popular Marabá
Liah Soares

Domingo – 28 de abril
9h
Lançamento do documentário “Serra das Andorinhas”
Lançamento do livro infantil “O Tucunaré”, da escritora Eliane Soares

 

 

Histórico

A primeira edição do Giro Cultural no Museu aconteceu no ano de 2022. Idealizado pela vereadora Vanda Américo, no período que estava como presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, o evento tem como objetivo resgatar elementos importantes da cultura popular e mostrar às crianças e jovens a importância de fortalecer a história da cidade.

Com uma extensa programação cultural, o Giro Cultural faz parte das comemorações em alusão ao aniversário de Marabá e acontece sempre no final do mês de abril.

Durante três dias, o Museu Municipal Francisco Coelho é palco de festas culturais, apresentações musicais e lançamentos de livros e documentários.

Uma das tradições apresentadas no evento é a festa do Divino Espírito Santo e do Santo Reis. Além disso, a programação conta com um dia especial para as crianças, que assistem um verdadeiro espetáculo do Boi Marabazim e das lendas amazônicas.

Outro ponto alto do evento são os shows gratuitos que são ofertados para a população.

A Fundação Casa da Cultura de Marabá sabe da importância de resgatar a cultura e continuar fazendo história, criando a oportunidade de a nova geração participar de momentos históricos e culturais da cidade. Por isso, a instituição promove eventos que contribuem para o desenvolvimento e o fortalecimento do povo.

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas