FCCM e MPPA iniciam a primeira etapa do Projeto Pirucaba
11 de julho de 2023
Festival de Verão encerra com grandes shows e revela novos talentos da música
17 de julho de 2023

Abordando a temática sobre Inteligência Artificial, a jornalista marabaense Lúcia Leão escolheu sua terra natal para fazer o lançamento da obra.

O local escolhido para divulgar em primeira mão a temática trazida no livro foi o Museu Municipal Francisco Coelho.  Em uma final de tarde ensolarado e com muitos amigos e admiradores reunidos, o lançamento aconteceu na última sexta-feira, 14, e contou com muitos amigos reunidos, música e boas conversas.

“Inteligência Artificial Generativa – modo de usar” é um verdadeiro guia prático sobre a utilização das ferramentas disponíveis atualmente. Além disso, a jornalista traz um alerta sobre o uso responsável da tecnologia e seus impactos positivos e negativos.

Com mais de 40 anos de experiência no setor audiovisual, 23 deles sendo na TV Globo de São Paulo, Lúcia é conhecida por sua habilidade profissional em gerenciar processos de produção e mitigar riscos, adaptando-se rapidamente em situações de imprevistos e soluções de problemas complexos.

Ela atuou como editora executiva e internacional do Jornal da Globo e do Jornal Hoje e foi editora-chefe do SPTV, jornal local do estado de São Paulo.

“Quando me aposentei, parei um ano de trabalhar. E, depois de um ano, achei que tinha que retomar e repassar tudo o que conhecia e sabia por toda a experiência que tinha acumulado na minha vida como jornalista. Comecei a me interessar, antes mesmo de ser lançado no Brasil o Chat GPT, para melhorar a minha produtividade e de que maneira eu poderia utilizar as ferramentas para ganhar tempo, para ter insights de assuntos que as vezes passava despercebido. E à medida que fui estudando, para o meu interesse próprio, fui descobrindo coisas que não via na mídia tradicional, como informações muito sérias e perigosas em relação a inteligência artificial. E pensei, ‘tenho que compartilhar isso’. Me aprofundei tanto e quando vi já tinha um livro”, disse Lúcia.

Para Vanda Américo, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Lúcia Leão é um grande exemplo de profissional e tê-la em Marabá, no Museu, lançando seu livro pela primeira vez ‘em casa’ é extremamente satisfatório.

“Quando iniciamos a conversa para o lançamento do livro ser no Museu Francisco Coelho, ficamos extremamente honrados. Lúcia é filha de Marabá, trabalhou nos maiores telejornais do país, é uma profissional de altíssimo nível. Foi maravilhoso ter essa aula sobre inteligência artificial com ela”, disse Vanda.

O evento contou com a presença do coral de música da FCCM. Além de familiares, amigos e admiradores da jornalista.

O livro está disponível somente em e-book no site da Amazon.

 

Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Fotos: Ulisses Pompeu

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas