Mais de 10 mil artefatos arqueológicos são encontrados durante as aulas práticas do curso de Especialização da FCCM

Núcleo de Zoologia possui mais de mil espécies de borboletas
13 de julho de 2022
Alunos de especialização em arqueologia visitam Museu Municipal Francisco Coelho
27 de julho de 2022

Na última segunda-feira, 18, foi dada a largada para as aulas práticas do curso de Especialização em Cultura Material e Arqueologia, uma parceria da Fundação Casa da Cultura de Marabá e a Universidade de Passo Fundo, do Rio Grande do Sul.

Alunos do curso de Especialização em Cultura Material e Arqueologia

A primeira etapa das aulas iniciou na Vila Santa Cruz, localizada no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, no município de São Geraldo do Araguaia, onde foram encontrados 10.200 artefatos. Com um grande potencial, o sítio arqueológico possui uma grande quantidade de material para ser estudado.

Ao longo de cinco dias, 22 alunos estiveram em campo colocando, literalmente, a mão na massa. Supervisionados por quatro professores, os alunos aprenderam todas as etapas do processo, principalmente a ter responsabilidade com os materiais de prospecção de campo, responsabilizando-se pela higienização, catalogação e estudos das peças.

Para a coordenadora do curso, Jacqueline Ahlert, a primeira semana de aulas práticas foram dias de construção de conhecimento. “Todos os alunos estavam conectados e engajados em conhecer essas metodologias arqueológicas, teorias de escavação, vários procedimentos, documentação, e também a convivência com os colegas. Aqui tem alunos de vários lugares do Brasil, que criaram vínculo afetivo muito legal, e com certeza vai ter continuidade. E a partir de agora estamos em aulas laboratoriais. Fizemos um trabalho impressionante na Vila Santa Cruz, a turma toda estava comprometida.”

“Os alunos estão encantados. Pudemos presenciar eles vibrando com cada artefato encontrado no sítio arqueológico da Vila Santa Cruz. Proporcionar essa experiência é gratificante. Teremos, a partir de agora, profissionais altamente capacitados para atuar no município e na região”, adiantou a presidente da FCCM, Vanda Américo.

A segunda etapa das aulas práticas, acontece nos laboratórios da FCMM.

Em breve uma reportagem completa sobre as aulas práticas na Vila Santa Cruz.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas