Mais de 10 mil artefatos arqueológicos são encontrados durante as aulas práticas do curso de Especialização da FCCM

Na última segunda-feira, 18, foi dada a largada para as aulas práticas do curso de Especialização em Cultura Material e Arqueologia, uma parceria da Fundação Casa da Cultura de Marabá e a Universidade de Passo Fundo, do Rio Grande do Sul.

Alunos do curso de Especialização em Cultura Material e Arqueologia

A primeira etapa das aulas iniciou na Vila Santa Cruz, localizada no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, no município de São Geraldo do Araguaia, onde foram encontrados 10.200 artefatos. Com um grande potencial, o sítio arqueológico possui uma grande quantidade de material para ser estudado.

Ao longo de cinco dias, 22 alunos estiveram em campo colocando, literalmente, a mão na massa. Supervisionados por quatro professores, os alunos aprenderam todas as etapas do processo, principalmente a ter responsabilidade com os materiais de prospecção de campo, responsabilizando-se pela higienização, catalogação e estudos das peças.

Para a coordenadora do curso, Jacqueline Ahlert, a primeira semana de aulas práticas foram dias de construção de conhecimento. “Todos os alunos estavam conectados e engajados em conhecer essas metodologias arqueológicas, teorias de escavação, vários procedimentos, documentação, e também a convivência com os colegas. Aqui tem alunos de vários lugares do Brasil, que criaram vínculo afetivo muito legal, e com certeza vai ter continuidade. E a partir de agora estamos em aulas laboratoriais. Fizemos um trabalho impressionante na Vila Santa Cruz, a turma toda estava comprometida.”

“Os alunos estão encantados. Pudemos presenciar eles vibrando com cada artefato encontrado no sítio arqueológico da Vila Santa Cruz. Proporcionar essa experiência é gratificante. Teremos, a partir de agora, profissionais altamente capacitados para atuar no município e na região”, adiantou a presidente da FCCM, Vanda Américo.

A segunda etapa das aulas práticas, acontece nos laboratórios da FCMM.

Em breve uma reportagem completa sobre as aulas práticas na Vila Santa Cruz.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para a barra de ferramentas