Marabá celebra 109 anos de história ao som da Banda Waldemar Henrique

FCCM convoca classificados no Processo Seletivo Simplificado nº 001/2022
4 de abril de 2022
Núcleo de Espeleologia da FCCM é referência nacional na exploração de cavernas
7 de abril de 2022

A manhã do último dia 5 de abril em Marabá teve um sabor especial. Após dois anos, a cidade voltou a comemorar e realizou sua tradicional festa de aniversário no Bairro Francisco Coelho.

O prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, celebrava o retorno da festa. Entre sorrisos e abraços, o gestor falou da felicidade que estava sentindo. “Foi aqui que tudo começou. A cidade começou aqui no Cabelo Seco. É muito gratificante voltar a comemorar o aniversário de Marabá. É importante essa comemoração, porque nós passamos por maus momentos, todo mundo estava com medo da pandemia. Mas a alegria voltou”.

Ao som da Banda Waldemar Henrique, da Fundação Casa da Cultura de Marabá, que entoou, entre tantas músicas, o Hino Nacional Brasileiro, Hino do Pará e Hino de Marabá, a presidente da FCCM, Vanda Américo, falou sobre esse emocionante retorno.

“Estamos despertando novamente. Depois de mais de dois anos sem esse momento festivo, hoje está sendo uma emoção diferente. Estamos aqui no pontal do Cabelo Seco, olhando para os dois rios, Itacaiunas e Tocantins, onde tudo começou”, disse Vanda, emocionada.

Além da banda da FCCM, o Coral Infantil da EMEF José Mendonça Vergolino – que faz parte da extensão da Escola de Música – teve a participação de cerca de 200 crianças, que cantaram e encantaram a comunidade e os convidados com a música Marabela.

“É uma festa para Francisco Coelho. Ele merece. Marabá é uma cidade acolhedora, temos que cuidar muito bem dessa cidade. E o cuidado é em todos os aspectos. Cuidar das nossas crianças, da cultura, do meio ambiente, da estrutura. Nós, da FCCM, incentivamos nossas crianças a cuidarem e respeitarem a cidade e os espaços públicos”, ressaltou a presidente.

Ao ser questionada sobre os 109 anos de Marabá, Vanda Américo fala do amor à cidade. “Já fiz muita coisa. Já cantei Marabá em verso e prosa junto com as escolas de samba. Cantamos, colocamos no Maraluar, por 15 anos consecutivos, bailes temáticos falando da história da cidade. Não me canso de falar de Marabá. Eu amo Marabá”, finaliza Vanda.

Após a cerimônia no Mirante do Cabelo Seco, a comitiva do prefeito, Tião Miranda e do governador do Estado, Helder Barbalho, seguiram para a reinauguração do novo prédio do Núcleo de Educação Infantil Dr. Deodoro de Mendonça, no mesmo bairro.

De lá, Helder e Tião fizeram uma visita ao Museu Municipal Francisco Coelho.

 

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Fotos: Ulisses Pompeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas