Equipe da Secult-PA visita FCCM e se encanta pelos projetos desenvolvidos
21 de junho de 2023
Blitz da FCCM distribui mais de três mil lixeiras ecológicas
23 de junho de 2023

Devido o grande interesse para o curso de Especialização em Patrimônio Espeleológico – parceria entre a Fundação Casa da Cultura de Marabá e Universidade de Passo Fundo – foi aberta uma segunda turma para que os estudantes pudessem ser contemplados.

As matrículas podem ser feitas até o dia 15 de agosto de 2023. Para isso, basta acessar o site da UPF.
Com a especialização, os profissionais ficarão aptos a realizar processos de licenciamento ambiental levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre as cavidades naturais subterrâneas, gerenciar projetos, relatórios de pesquisa, prospecção e demais trabalhos de campo associados a cavernas. Possibilita também a emissão de laudos e pareceres sobre patrimônio espeleológico, a coordenação de equipes multidisciplinares, compensação ambiental e planos de manejo para uso turístico de cavernas.

Essa é a primeira vez no Brasil que é ofertada uma pós-graduação Lato Sensu sobre cavernas.

“Esse é um projeto inovador. Ficamos muito contentes com a receptividade que a especialização teve, tanto que abrimos uma segunda turma para poder dar oportunidade para todos os interessados. Esse curso é o primeiro no Brasil, e mais uma vez a Fundação sai na frente”, comemora Vanda Américo, presidente da FCCM.

A parceria  vai contar com o Núcleo de Espeleologia da FCCM, onde se realizam trabalhos de campo, sistematização, análise, processamento e elaboração de relatórios técnicos científicos no âmbito de processos de licenciamento ambiental, além da prestação de serviços de consultoria em espeleologia.

As aulas acontecem de forma presencial remota, através do Google Meet, para o módulo teórico; e as aulas práticas de campo acontecerão em cavernas da Serra das Andorinhas (PA); além de atividades em laboratórios e salas da sede da FCCM.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas