Museu Municipal Francisco Coelho

O Museu Municipal Francisco Coelho está localizado no Palacete Augusto Dias, um prédio histórico na cidade de Marabá.

O museu possui 11 salas de exposição, cada uma com um tema específico. A "Linha do tempo" oferece uma viagem histórica por meio de eventos marcantes. Na "Pinacoteca", você encontrará obras contemporâneas com bico de pena ou nanquim. Na sala "Ciclos Econômicos" retrata a cultura extrativista vegetal e mineral da região. Em "Mineração e Geologia", há uma variedade de rochas, minerais, gemas e fósseis coletados localmente. A sala "Espeleologia" proporciona uma experiência imersiva em uma caverna da região. A "Zoologia'' exibe animais regionais por meio de taxidermia, com um piso interativo simulando um aquário de água doce.

A importância da cultura indígena local é destacada na sala da "Etnologia", com uma projeção holográfica de um indígena falando sobre seu cotidiano. A réplica do sítio arqueológico do Espírito Santo pode ser encontrada na sala da "Arqueologia", com artefatos usados em pesquisas. A "Sala das Lendas" apresenta a cultura imaterial da região através do imaginário popular. Por fim, a "Sala de Exposições Temporárias'' é dedicada a exposições de curta duração, fornecendo oportunidades para artistas locais mostrarem seu trabalho.

O Museu Municipal Francisco Coelho busca estabelecer uma relação afetiva com seu público, para além das exposições, o espaço oferece um Auditório com capacidade para 35 pessoas, a "Lojinha do Chico'' com artesanatos regionais disponíveis para aquisição pelos visitantes, e o "Café do Chico" aberto ao público, onde é possível desfrutar de música ao vivo, lanches, cafézinho e apreciar o jardim que é totalmente integrado com o prédio.