Giro Cultural: escritora Eliane Soares lança livro infantil sobre a lenda do tucunaré
3 de maio de 2024

Na última quinta-feira, 9, estagiários, professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e servidores da Fundação Casa da Cultura de Marabá participaram de uma oficina pedagógica ministrada pela pesquisadora francesa Danielle Mitja. Com um currículo espetacular – formação em Biologia, com mestrado e doutorado em Biologia Vegetal – atualmente Danielle é atua na Recherche Pour Le Développement, na França.

Com ampla experiência na área de botânica e ecologia, ela está atuando na divulgação de kits pedagógicos nas escolas públicas da região. “Passamos hoje aqui as informações sobre o nosso projeto de pesquisa sobre o babaçu que culminou nesse kit como produto secundário, mas que permite transmitir a informação cientifica a nível das escolas, principalmente fundamental. Hoje nos reunimos com professores e estudantes para incentiva-los a usar esse kit. Tivemos uma troca ótima, nos divertimos bastantes, jogamos bastante com os jogos, e esse fato permite um melhor entendimento” explica a doutora.

Danielle adianta que o kit pedagógico contem cinco jogos entre quebra-cabeça e baralho.

A proposta da oficina foi apresentada pela coordenadora do Núcleo de Botânica, Caroline Anjos, e aceita pela presidente da FCCM, Wânia Gomes, que abraçou a proposta e viabilizou a realização do encontro.

“O Núcleo de Botânica da Fundação funciona como espaço de ensino e aprendizagem, recebendo alunos de diversos níveis de ensino. Foi muito importante a realização dessa formação, como forma de motivar e inspirar os estagiários e professores a aplicarem novas ferramentas na educação ambiental, visando valorização da flora regional”, disse Caroline.

Para Vinicius Garcia, servidor da FCCM da Botânica e estudante de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Pará, com esse kit pedagógico as crianças terão mais estímulo e um outro olhar sobre o meio ambiente, por exemplo. “Sem contar que futuramente elas poderão desenvolver, através desse material, projetos e buscar mais conhecimento sobre o assunto”.

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas