Alunas do Projeto tô Dançando recebem imunização contra a gripe no núcleo São Félix
29 de fevereiro de 2024
Ensinando e Aprendendo: Clube de Mães recebe alunas em clima festa
6 de março de 2024

Na última sexta-feira, 1, a Praça da Juventude – maior projeto social de Marabá – deu inicio as aulas com uma programação super especial. Recepcionados pela equipe da Companhia de Artes, da Fundação Casa da Cultura de Marabá, os alunos puderam ver, através de stands, os treze cursos ofertados pela instituição.

Além disso, professores de skate, capoeira, dança regional e balé fizeram apresentações dando um pequeno spoiler do que os alunos irão aprender no decorrer do ano.

O evento foi realizado tanto no turno da manhã como da tarde, para que todos os alunos pudessem aproveitar esse momento de descontração dentro da unidade.

Vanda Américo, presidente da FCCM, instituição que gere a Praça da Juventude, evidenciou a transformação que o local teve após o projeto ser instalado. “Durante esses anos a gente não vê mais as crianças na rua porque no contraturno das escolas a maioria delas está na Praça fazendo alguma atividade, e o melhor de tudo, é de graça. A gestão Tião Miranda tem colocado à disposição cursos de qualidade. Temos crianças e jovens fazendo música, não é apenas um passatempo”, disse.
Para a presidente, o sucesso do projeto anda de mãos dadas com o incentivo dos pais e responsáveis, que incentivam e não deixam os filhos faltarem.

“Final do ano quero estar aqui comemorando junto com vocês a evolução dessas crianças. Não deixem de traze-los. A única coisa que a gente pode deixar pra essas crianças é educação, formação cultural. Todos os bairros gostariam de ter um espaço como esse. Então aproveitem”, enfatiza Vanda Américo.

Para a coordenadora da Praça da Juventude, Belém Meira, a gama de modalidades ofertadas faz com que os olhos se voltem ao local de forma positiva. “O projeto tem sido muito bem recebido. Quando uma mãe quer colocar uma criança para fazer o balé, que ela tem disponibilidade no bairro de forma gratuita e de qualidade, é excelente. A procura tem sido muito boa para todos os cursos”.

Ana Júlia Ferreira, de 9 anos, está no 4º ano da Escola Tio Ming, e esse é o primeiro dela como aluna da Praça da Juventude. Para iniciar, ela optou pelas aulas de futsal e teatro.

“Nunca tinha vindo aqui e gostei muito. Minha mãe escolheu o futsal porque eu gosto de jogar bola e o teatro é porque sou tímida. Aí a gente quer melhorar essa timidez”, disse a menina.

A mãe, Laudiceia Ferreira, ressalta que além de melhorar a timidez, as aulas vão ajudar a filha a gastar a energia e ocupar seu tempo de forma proveitosa, largando o celular. “Acho importante ela ter essas aulas. Ela vai vendo o que mais gosta e a gente vai incentivando. Essa é uma boa oportunidade e de graça”, comemora a matriarca.

A Praça da Juventude oferece treze cursos: zumba, flauta doce, skate, karatê, violão, balé, informática básica, dança regional, teatro, musicalização infantil, capoeira, futsal e fanfarra.

 

Texto e Fotos: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas