Praça da Juventude: mais de 800 crianças são atendidas pelo projeto de inclusão social

Corpo docente da FCCM participa de capacitação em saúde mental
25 de abril de 2022
Banda Waldemar Henrique participa da abertura da V Olímpiadas das APAES
29 de abril de 2022

A Praça da Juventude não é uma praça qualquer. Diferente de todas as outras que existem em Marabá, o local abriga o maior projeto de inclusão social da cidade e é gerenciado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá. Atualmente cerca de 800 alunos estão matriculados nas mais diversas aulas, como: skate, karatê, musicalização, flauta doce, capoeira, teatro, violão, zumba, informática, fanfarra, futsal.

Com uma excelente estrutura, a Praça da Juventude possui salas multiuso, sala de leitura e um amplo espaço, com pista de skate e quadra coberta.

As atividades extracurriculares disponíveis no projeto são ótimas opções para modificar a maneira de transferir conhecimento às crianças, aumentando a capacidade de interação aliados a uma bagagem cultural que a FCCM proporciona aos alunos.

Valéria e as alunas da turma de balé do turno vespertino

A professora de dança, Valéria Oliveira da Silva, 23 anos, sabe da importância do trabalho realizado na Praça. “A gente contribui para a formação dessas crianças. Aqui é um bairro de vulnerabilidade. Então, além da aula, a gente conversa, incentiva a estudar, fala sobre o dia-a-dia. Aqui temos psicólogo, assistente social”, explica a professora.

A Praça da Juventude fica localizada no KM 7, no Bairro Nova Marabá, e além dos moradores do entorno, atende crianças dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia.

A aula de balé é uma das mais concorridas (e uma das mais fofas também). As alunas todas de uniformes cor de rosa, sapatilha e laço na cabeça são um show à parte.

“A gente contribui para a formação dessas crianças”, afirma a professora

A turma da tarde possui em média 20 alunas. “Além do balé, temos jazz e danças folclóricas, dando ênfase para as danças da nossa região. E, agora nesse pós-pandemia, estamos voltando a fazer apresentações. Sempre no início das aulas, a gente faz um alongamento para preparar o corpo, temos esse cuidado”, explica Valéria.

Galera da turma de futsal vespertino

O coordenador do espaço, Gilberto Costa, ressalta que todas as turmas, atualmente, estão cheias. “Graças a Deus. Ver nossos espaços com essas crianças e adolescentes é de uma felicidade muito grande. A gente olha e tem a certeza de que estamos fazendo o melhor, tirando eles da rua, ensinando uma atividade, um esporte e dando uma alimentação de qualidade, porque isso também é muito importante, e nós prezamos a alimentação dos nossos alunos”.

Gilberto Costa, coordenador da Praça da Juventude

Inaugurada no dia 5 de abril de 2019, Praça da Juventude possui 30 funcionários e funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Fotos: Jeferson Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas