Clube de Mães: projeto inicia com aulas de pintura e informática
14 de março de 2023
Projeto “Resistência do Rio Flexeira” vai analisar qualidade da água desde a nascente
31 de março de 2023

Nascido em 2018, o Projeto Reviver tem o objetivo de recompor o bioma da região, replantando espécies nativas e auxiliando a economia das comunidades indígenas.

Desenvolvido pela Fundação Casa da Cultura de Marabá em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará, o projeto tem o apoio dos promotores Erick Ricardo de Souza Fernandes, da comarca de São Geraldo do Araguaia, e Josélia Leontina de Barros Lopes, da comarca de Marabá.

Durante a audiência, realizada na manhã de quarta-feira, 15, representantes da comunidade expuseram algumas demandas que necessitam e pediram auxílio para que pudessem ser resolvidas, como o problema da energia elétrica, da água e da escola.

“O Projeto Reviver foi implementado aqui para ajudar a comunidade. Além das mudas de castanha-do-pará trouxemos outras essências, como cupuaçu, cacau, açaí, buriti, mogno, taturubá. A parceria do Ministério Público é fundamental para auxiliar as demandas deles. A Fundação não tem essa força de políticas federais e estaduais. Somos muito gratos por essa parceria. Agora temos o apoio do Poder Judiciário, através da doutora Renata Guerreiro, juíza, para fortalecer ainda mais. Gostaríamos de fazer mais coisas, mas não temos forças de Governo para executar. Nós estamos lutando”, disse Vanda Américo, presidente da FCCM.

A equipe da FCCM e do MPPA ratificou as inúmeras reuniões e solicitações feitas à empresa de energia elétrica para que pudessem se reunir e resolver o problema da comunidade.

Também foram debatidos novos projetos que serão feitos na comunidade para auxiliar ainda mais a economia local.

“Estamos à disposição, o que estiver ao nosso alcance vamos fazer para melhorar a situação do Povo Suruí”, disse o promotor.

Josélia Leontina, disse, em sua fala, que a Equatorial informou que precisa de autorização da FUNAI para entrar na comunidade e realizar os trabalhos. “Estamos pensando em um projeto de mel para trazer pra cá. Além de ser um excelente negócio é uma cultura muito boa para ter na aldeia. É um desejo nosso trazer pra cá. Muito em breve voltaremos aqui com essa novidade pra vocês. E, por fim, a gente pretender construir um galpão ainda esse ano aqui, para que possam exercitar as atividades da castanha, do mel, das polpas de frutas. Terão um local apropriado para realizar as atividades. Estou muito feliz de estar aqui e ver a escola reformada”, finaliza a promotora.

“A única coisa boa que chegou para a comunidade foi o Projeto Reviver, que deu certo pra nós. Todo ano a Vanda trás mudas pra gente e tem dado certo”, disse o cacique Mairá Suruí.

Vanda Américo, Josélia Leontina, Erick Fernandes, Renata Guerreiro, e representantes da comunidade e dos municípios de São Geraldo e Brejo Grande

 

Além disso, o Reviver é cercado de um corpo técnico capacitado como biólogos, geólogos e etnóloga, que atuam diretamente com o trabalho de replantio das mudas, que são entregues pela Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá.

Texto e Fotos: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas