PROJETO SARÃ
4 de dezembro de 2019
Revista Sumaúma
11 de dezembro de 2019

A Fundação Casa da Cultura de Marabá e Ministério Público através da promotora Dra. Josélia Leontina de Barros Lopes e o promotor Dr. Erick Ricardo de Souza Fernandes, com o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá e da Secretaria de Agricultura de Marabá – SEAGRI, desenvolve o Projeto Reviver que tem como objetivo, recompor parte das áreas devastadas pelo fogo (advindo das fazendas vizinhas à Terra Indígena), replantando as espécies nativas da região e principalmente os castanhais, por ser a principal fonte de renda da comunidade Suruí do da Terra Indígena Sororó.

O Projeto Reviver é um projeto piloto que iniciou em março de 2018 quando foi apresentado à comunidade Aikewara, que logo aceitou e abriu as portas de sua aldeia para desenvolvermos essa experiência.

Para a promotora Dra. Joselia Leontina, a recomposição dessa área tem tudo pra dar certo, porque tem apoio total da comunidade Aikewara, e uma equipe disposta e preparada tecnicamente para atuar no Reviver.

A presidente, Vanda Américo, lembra que o REVIVER é um projeto da Fundação Casa da Cultura de Marabá e do Ministério Público, inclusive com apoio total do promotor Dr. Erick Ricardo de Souza Fernandes da comarca de São Geraldo do Araguaia. O Projeto cercou-se de um corpo técnico capacitado com biólogos, geólogos, etnóloga, arqueólogo, agrônomos, e a inestimável ajuda da equipe do viveiro de mudas que está sob a direção de “Zé Filho” que por sua vez, cuida das mudas com imenso carinho e total dedicação.

Em 2019 a Promotora enviou uma equipe do viveiro de mudas de Marabá para fazer capacitação em Tomé Açu a fim de que recebessem capacitação para total aproveitamento das mudas de Castanha-do-Pará.

O REVIVER entregou mais de 1.350 mudas de espécies nativas para o plantio de dezembro de 2019, e entre elas foram entregues 400 mudas de Castanha do Pará. Um feito histórico a ser comemorado por toda a sociedade.

Cerca de 2.000  mudas já floram entregues pelo REVIVER à comunidade Aikewara, sendo mais de 800 mudas em 2018, e ontem, 03 de dezembro de 2019 mais de 1.350.

LISTA DE MUDAS ENTREGUES EM 2019:

CASTANHA DO PARA, CUPU, CACAU, JATOBÁ, MOGNO, JENIPAPO, SUMAÚMA, SAPUCAIA, ATA, GRAVIOLA, TANGERINA, CAFÉ, CAROLINA

AÇAÍ.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas