Projeto Sarã faz audiência pública com comunidade ribeirinha do Rio Tocantins
3 de julho de 2023
V Colônia de Férias recebe 450 crianças durante cinco dias
7 de julho de 2023

O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.

Com o tema “Sarã: práticas de transformações ambientais e sociais”, o Projeto de educação ambiental de Marabá foi selecionado para a 2ª fase do Prêmio Innovare, que tem reconhecimento nacional.

Criado em 2019, em uma parceria entre a FCCM e a 8ª Promotoria de Justiça, de titularidade da promotora Josélia Leontina de Barros Lopes, com participação do promotor Erick Ricardo de Souza Fernandes, de São Geraldo do Araguaia, o projeto Sarã realizou estudos geográficos, baseados em imagens históricas de satélites, onde verificou-se a efetiva diminuição territorial das ilhas localizadas à montante e à jusante do Rio Tocantins ao longo dos anos.

E foi com o intuito de cessar essa situação e recuperar a mata ciliar das ilhas, que o projeto de cunho ambiental e social foi desenvolvido.

Com a inserção da participação da comunidade local, os ribeirinhos começaram a ser incentivados a ter mais consciência ambiental e serem propagadores de boas ações.
Além da promoção à preservação do meio ambiente, o Projeto Sarã atua na qualidade de vida dessas famílias, disponibilizando técnicos para o aprimoramento das principais atividades desenvolvidas na ilha, que são a agricultura, pesca e turismo.

Com o trabalho realizado, o Projeto Sarã trouxe a mitigação da degradação provocada pelo uso desorientado dessas áreas, juntamente com a reconstrução gradativa da fauna e flora.

Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas