Sala das Lendas encanta visitadores no Museu Municipal Francisco Coelho

Estagiários da FCCM, participam de Simpósio Nacional e apresentam pesquisa realizada no Setor de Etnologia
25 de outubro de 2021
FCCM recebe publicações da história de vida do Povo Indígena Xikrin
29 de outubro de 2021

Uma grande festividade, organizada pela coordenação do Museu Municipal Francisco Coelho em Marabá, neste feriado de 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil e Dia das Crianças, foi realizada na inauguração da Sala das Lendas Regionais. Boi-Bumbá Marabazin foi a primeira atração.

O Palacete Augusto Dias, antiga sede do poder legislativo e hoje abrigando o Museu Municipal, foi todo preparado para receber o público para esta grande festa da cultura regional e com forte identidade na cultura de Marabá. Personagens do imaginário popular, como a Porca de Bobes, a Buiúna, a Matinta Pereira, o Nego d’água, foram encenados por artistas da Companhia de Artes da Fundação Casa da Cultura de Marabá.

“A inauguração da Sala das Lendas mostra a importância dessa manifestação cultural para nossa cidade, achamos que tudo isso devia fazer parte do nosso universo e como inauguramos o museu num momento de pandemia então esperamos um pouco para inaugurar a sala de lendas pois, nós marabaenses, nos reconhecemos, pois criamos uma identidade com as lendas sendo um traço importante da nossa cultura popular”, disse Wânia Gomes, diretora do Museu Francisco Coelho.

Wania Gomes, diretora do Museu

Quem saiu de casa hoje, neste feriado, para prestigiar a grande festa popular ficou impressionado com o que viu, como o Casal Arthur e Lauana, eles trouxeram a filha Analú, de 2 anos, para conhecer as personagens das lendas regionais. “Está tudo maravilhoso e no dia das crianças trazer a família para prestigiar esse momento é muito bom”, disse Arthur Almeida.

Arthur e família

A funcionária pública, Delma Rodrigues da Cruz, também acompanhou a inauguração. “Aqui está maravilhoso, precisávamos disso e o que mais me chamou a atenção foi o folclore, porque meu filho ao ver essa festa já identificou cada uma das lendas porque aprendeu na escola”, comentou.

Delma Rodrigues, funcionária pública

Além da inauguração da Sala das Lendas, o Museu Municipal também realizou a primeira apresentação do Boi-Bumbá Marabazin, uma homenagem aos grandes mestres desta cultura, como o Mestre Cambraia e Mestre Palmica. “É uma homenagem aos nossos grandes mestres que marcaram nossa cultura. Primeira apresentação do boi Marabazin, pois ele mora na sala das lendas e hoje saiu da sala para se apresentar para a população marabaense e depois volta novamente para os seus lugares”, comentou Wânia Gomes, diretora do Museu.

O Museu Municipal de Marabá, é administrado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá, e hoje todas as atenções da Fundação foram voltadas para a grande festa do folclore regional.

“É o complemento que faltava para o museu. Estávamos aguardando para o melhor momento que é o dia das crianças e trabalhamos para organizar, pois representa as lendas amazônicas, para mexer com o imaginário das pessoas. E as pessoas têm que vir ver o que a sala das lendas tem para mostrar e hoje tiramos as lendas da sala e trouxemos para fora do museu isso mostra um resgate importante de nossa cultura regional e mostrar sua importância para nossa gente”, destacou Vanda Américo, Presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá.

Vanda Américo, presidente da FCCM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas