Ensinando e Aprendendo: Clube de Mães recebe alunas em clima festa
6 de março de 2024
Dia da Mulher: Xikrin completa 100 anos e fortalece o papel feminino dentro da aldeia
8 de março de 2024

Uma das formas mais eficazes de promover a prevenção e combate a incêndio é contar com uma brigada. Esse grupo – formado por funcionários treinados – é composto por colaboradores que exercem outros cargos, mas que são escolhidos por reunirem qualidades que ajudarão na hora socorrer pessoas, como na evacuação do local e primeiros socorros.

O cuidado com os colaboradores é uma das principais características da Fundação Casa da Cultura de Marabá, que conta com um setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente que organiza, alinha e prepara os funcionários para que nenhum incidente ocorra.

Para Edmundo Júnior, coordenador do SESMET da FCCM, o treinamento é fundamental. “Nossa instituição precisa ter pessoas aptas para situações de sinistros aqui na Casa. Por isso, teremos pessoas capacitadas para os atendimentos de primeiros socorros. Além das aulas teóricas, eles tiveram as aulas práticas”.

O curso teve carga horária de 16 horas e foi ministrado pelo professor Alexsandro Carvalho. “A gente forma os colaboradores para que eles possam estar aptos para o resgate de princípios de incêndio, onde engloba o combate e primeiros socorros caso ocorra algum imprevisto. Os servidores da Casa da Cultura estão totalmente qualificados e treinados na parte teórica e pratica”.

Por lei, toda empresa com mais de 20 funcionários precisa de uma brigada de incêndio. Em casos de empresas com um número menor de funcionários, é necessário pelo menos um profissional capacitado para atuar nessas condições.

Além dos servidores da sede da FCCM, participaram colaboradores da Casinha da Fundação, Museu Municipal Francisco Coelho e Praça da Juventude, totalizando 15 pessoas.

 

Ana Mangas (ASCOM/FCCM)

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas