parallax background
 

Biblioteca
Aziz Nacib Ab’Saber



A biblioteca Aziz Nacib Ab’Saber da Fundação Casa da Cultura de Marabá foi fundada em junho de 1997. No início dos anos 2000 o sistema de bibliotecas, coordenado pela FCCM, foi transferido para a SEMED, Secretaria de Educação de Marabá. Todo o acervo, composto até então por 32.000 livros, 35 mil folhetos e recortes organizados em pastas e 11 títulos de periódicos, bem como todos os equipamentos e servidores, passaram a ter a gerência daquela Secretaria. Até aquele momento o Sistema de Bibliotecas atendia a 42 mil leitores/pesquisadores por ano, número muito expressivo para uma cidade do interior de um país pouco habituado à leitura.

Atualmente a Fundação tem somente uma biblioteca. Quando a mesma iniciou seus trabalhos era especializada em meio ambiente, com acervo de apenas 67 livros, 1500 periódicos e 320 folhetos; hoje, porém, para atender a uma demanda crescente da sociedade marabaense pela informação e leitura, disponibiliza acervos multidisciplinar, ofertando, para consultas e empréstimos, cerca de 7.699 livros, 1.487 periódicos e 12.400 recortes de hemeroteca, grande parte desse acervo adquirida mediante doações.



Aziz Nacib Ab’Saber

O nome desta biblioteca foi dado em homenagem a Aziz Nacib Ab’Saber, natural da cidade de São Luís do Paraitinga (SP), nascido em 24 de outubro de 1924, é geógrafo e geomorfologista, professor universitário, considerado referência em assuntos relacionados a impactos ambientais e meio ambiente. Em 1946 viajou pela Amazônia, em 1968 Criou a Teoria dos Refúgios, que considera a biodiversidade da Amazônia Resultado da interação de diferentes ecossistemas. Em novembro de 1986, a convite da Casa da Cultura, participou da 1ª Semana do meio Ambiente em Marabá, durante a comemoração ao dia da Castanha. Foi grande incentivador da Casa da Cultura de Marabá.


Com sua equipe de dois colaboradores de apoio, um auxiliar de biblioteca e um gestor bibliotecário atua para disponibilizar um espaço aberto, democrático, socializador para o acesso à leitura, à informação, ao conhecimento, à cultura, à aprendizagem ao longo da vida, além disso está empenhada em oferecer acesso à pesquisa científica e à história, memória e identidade da cidade de Marabá, através de um leque alargado de recursos e serviços, estando disponível a todos os membros da comunidade independentemente de cor, nacionalidade, idade, gênero, religião, deficiência, condição econômica, laboral e nível de escolaridade. Tudo isso, com a finalidade de gerar conhecimento e favorecer a cidadania.

Assim, a Fundação Casa da Cultura de Marabá continua enveredando-se pelos caminhos do livro, da leitura, do letramento, do conhecimento científico e da cultura, dando sempre o melhor de si para alcançar seus objetivos e valorizar seu maior patrimônio: o povo de Marabá.


Contato: biblioteca@casadaculturademaraba.org