parallax background
 

NAEEP
Núcleo de Arqueologia, Etnologia
e Educação Patrimonial



Ao longo desses 34 anos de Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) seu Núcleode Arqueologia, Etnologia e Educação Patrimonial(NAEEP) tem se dedicado à estudos integrado sque visam a produção e divulgação do conhecimento, assim como a valorização e a preservação dos patrimônios culturais (material e imaterial) da região Sul e Sudeste do Pará. Parte dessas atividades do Núcleo tem sido realizada vinculada à projetos de Prospecção Arqueológica, Monitoramento Arqueológico, Salvamento Arqueológico e Educação Patrimonial, bem como à curadoria de artefatos arqueológicos e etnológicosque compõem o acervo da instituição.

O NAEEP possui um acervo arqueológico diversificado com cerca de 700 mil artefatos, distribuídos entre fragmentos cerâmicos, líticos e ósseos, que carregam preciosas informações sobre o modo de vida dos nossos antepassados. Além disso, possui uma exposição permanente no Museu Municipal de Marabá e mais de 350 sítios arqueológicos identificadose registrados nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão. No seu acervo o Núcleo ainda conta com uma coleção etnográfica formada por artesanatos regionais, artefatos indígenas e peças históricas.

Para melhor atender a comunidade o NAEEP tem buscado ampliar seu território de pesquisa e educação, desenvolvendo trabalhos na Serra das Andorinhas, Serra dos Carajás, Serra da Buritirama, Paleocanal do Rio Tocantins, Serra Pelada e APA Barreira das Antas, dentre outros.


Contato: arqueologia@casadaculturademaraba.org