Projeto Sarã: FCCM e MPPA realizam Audiência Pública na Vila Espírito Santo
26 de março de 2024
Neto de João Anastácio de Queiroz visita FCCM e se encanta com estrutura e tecnologia
8 de abril de 2024

A Praça da Juventude, uma das extensões da Fundação Casa da Cultura, localizada no Km 07, pulsa com a vibração de quatro turmas de teatro compostas por crianças e adolescentes. A participação assídua e o entusiasmo dos alunos, demonstram o impacto positivo que as aulas proporcionam, indo além do aprendizado técnico e se tornando ferramentas de desenvolvimento pessoal e social.

Importância do Teatro na Formação de Jovens

O teatro transcende a mera encenação e se configura como um universo de possibilidades para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Para Eraldo Júnior, professor de teatro que atua junto às turmas da manhã na Praça da Juventude, “é muito importante uma criança fazer teatro, pois a arte ajuda na interação, no desenvolvimento e na boa comunicação, o que traz vantagens para o aprendizado na alfabetização e no expressar das emoções”, afirmou.

Segundo Oseas Macedo, pai da aluna do curso de teatro, Annalise Oliveira de Macedo, as aulas ajudam no desenvolvimento e na socialização das crianças. “Eu acredito muito nesse projeto, pois ajuda as crianças a se tornarem adultos mais ousados, mais criativos e menos inseguros”, diz.

Entre os benefícios do Teatro para o desenvolvimento estão:

Criatividade: o teatro estimula a imaginação e a capacidade de criar e interpretar diferentes personagens e situações. As aulas de teatro promovem a comunicação verbal e não verbal, capacitando os alunos a se expressarem de forma clara e assertiva.

Autoconfiança: a experiência no palco contribui para o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, permitindo que os jovens se sintam mais seguros em suas habilidades.

Trabalho em equipe: o teatro exige colaboração entre os participantes, promovendo o respeito mútuo, a empatia e a capacidade de trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns.

Cidadania: as peças teatrais podem abordar temas sociais relevantes, conscientizando os jovens sobre questões importantes e incentivando a participação na sociedade.

 

27 de março: Dia Mundial do Teatro

Nesta quarta-feira, dia 27 de março, celebramos o Dia Mundial do Teatro, uma data que reconhece a importância dessa arte milenar para a cultura e a sociedade. O teatro nos convida a refletir sobre o mundo, a questionar realidades e a imaginar novas possibilidades.

As aulas de teatro na Praça da Juventude representam um investimento no futuro das crianças e adolescentes, proporcionando-lhes ferramentas valiosas para a vida pessoal e profissional. Através da arte dramática, os jovens desenvolvem habilidades essenciais para se tornarem cidadãos críticos, criativos e atuantes na sociedade. A participação ativa dos alunos demonstra o potencial transformador do teatro. O entusiasmo e a dedicação com que se entregam às atividades evidenciam o impacto positivo que essa experiência está tendo em suas vidas.

Para o professor Luís Henrique, que assiste às turmas de Teatro do turno da tarde na Praça da Juventude, a arte da dramaturgia vai além da interpretação. É a capacidade de interação com o outro, com quem está junto no palco e com o público. A criança e o adolescente estão em fases onde necessitam interagir e socializar o máximo possível, e uma das melhores formas de se expressar e expor emoções e sentimentos é a Dramaturgia. “Sinto-me honrado, grato à Deus e a todos que tem confiado a mim essa oportunidade. Na minha prática como professor de Teatro da Praça, tenho por foco principal a ferramenta pedagógica teatral e a prática, buscando trazer aulas carregadas de atividades práticas bem como, jogos teatrais, improvisações e a livre interpretação de cada aluno, criando um viés de ligação entre o teatro e o cotidiano deles. Faço da minha prática uma forma de transformar, inspirar e educar seres pensantes, críticos e autoconfiantes”, encerrou Luís.

 

Texto: Belém Meira

Fotos: Letícia Paiva

Comments are closed.

Pular para a barra de ferramentas