parallax background
 


Núcleo de Botânica



O Núcleo de Botânica tem como missão ser um centro de referência regional para atividades de ensino, pesquisa e extensão em botânica. O setor possui um Herbário, no qual abriga amostras da flora regional.

O Herbário da FCCM existe desde 1986 e, atualmente, conta com acervo de mais de 6.550 amostras, distribuídas em 168 famílias botânicas, 938 gêneros e 3.746 espécies. O herbário está cadastrado no Index Herbariorum (NYBG) e na Rede Brasileira de Herbários (RBH) com a sigla FCCM.

Para o uso do laboratório, bem como para consulta da coleção, pesquisas e/ou aulas é necessário agendar a visita com antecedência através do e-mail: botanica@casadaculturademaraba.org, pelo contato da FCCM (94) 3322-2315, ou ainda com o curador responsável através do número (94) 99187-1509 (Caroline Anjos). .

Para os interessados em doar plantas para registro de novas amostras na coleção é necessário trazer as coletas para a FCCM. As informações mínimas e necessárias nas amostras para incorporação na coleção são: data de coleta, nome do coletor, local da coleta (estado, município, localidade, outras referências, localização GPS), descrição da planta e que sejam amostras preferencialmente férteis. A secagem e montagem das amostras é de responsabilidade do pesquisador que deseja incorporar as amostras na colação.

O núcleo não empresta materiais para outras pessoas levarem a campo, porém realiza treinamento em coletas e herborização. A orientação sobre a montagem será feita pelo responsável do setor.

Qualquer interessado pode coletar e depositar plantas no herbário. O curador do herbário pode orientar sobre quais são as informações necessárias pro registro, como: a espécie deve conter flores ou frutos, além de uma ficha contendo informações sobre o local da coleta, a data da coleta, nome do coletor, nome popular (opcional).

Atividades realizadas no Núcleo de Botânica:

• Atender e prestar suporte a alunos, professores, pesquisadores e a todos que possuam interesse na área de botânica;

• Treinar estagiários para atividades que envolvem desde o processo de coleta, herborização, identificação taxonômica e registro de espécies, curadoria do acervo botânico e do banco de dados;

• Orientar estudantes na produção de trabalhos como TCC, relatórios, artigos e outros materiais relacionados à botânica;

• Realizar identificação de espécies, levantamento florístico, apontar potenciais de uso para espécies, fornecer informações sobre plantas alimentícias não convencionais (PANC), espécies medicinais, ocorrência de espécies na região, verificar status de ameaça de espécies, indicar espécies para recomposição de áreas degradadas e reflorestamento, entre outros.

Importância do Herbário FCCM:

• Realiza o inventário sistemático da biodiversidade florística regional;

• Fornece informações botânicas e material científico, prestando suporte em estudos e pesquisas;

• Guarda informações a respeito da ocorrência e distribuição de espécies na região e suas formas de uso;

• Funciona como referencial histórico sobre os pesquisadores que se dedicaram a coletas e estudos de plantas;

• Aponta remanescentes de vegetação nativa, auxiliando no planejamento de ações conservacionistas;

• Ajuda a definir políticas públicas de gestão e uso sustentável da biodiversidade;

• Subsidia estudos que possibilitem o reflorestamento de áreas degradadas;

• Guarda os passos da evolução da ciência botânica, e um histórico de todos os pesquisadores que se dedicaram a coleta das espécies.

• As informações contidas em um herbário são fontes básicas para estudos taxonômicos, florísticos, biogeográficos, etnobotânicos, fenológicos, ecológicos e fornece dados para os trabalhos sobre biodiversidade, usos de plantas medicinais, tóxicas, alimentícias, reflorestamento, entre muitos outros.


Contato: botanica@casadaculturademaraba.org